Secretaria de Saúde recepciona os novos residentes médicos e multiprofissionais

Por Rebeka Paiva - em 1051

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta sexta-feira (02), no Centro Administrativo Municipal, uma solenidade de boas vinda aos novos profissionais médicos e multiprofissionais do Programa de Residências da rede. A solenidade contou com a participação dos gestores da SMS e das instituições de ensino parceiras, além dos recém formados.

Para o secretario de Saúde, Adalberto Fulgêncio, receber os novos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e psicólogos na rede municipal é uma experiência muito boa para todos. “Transformamos os nossos serviços de saúde em ambientes de formação e de prática em saúde pública, ou seja, esses profissionais que chegam terão a oportunidade de incorporar ao seu conhecimento acadêmico práticas e saberes do dia a dia, não saberes oriundos apenas dos trabalhadores que já estão nesses serviços, mas saberes populares” comenta.

“Além disso, o programa de Residências em Saúde, com profissionais residentes atuando nas Unidades de Saúde da Família é um dos pontos do Programa Gerente Saúde, que visa à ampliação do atendimento da Atenção Básica e ao abrir o campo pratico dos nossos serviços para as universidades conseguimos ampliar ainda mais o quantitativo de médicos e profissionais especializados para o atendimento da saúde da família e comunidade atuando nas nossas unidades de saúde”, conclui o secretario de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

Os Residentes Médicos e Multiprofissionais atuarão nos hospitais municipais, Unidades de Saúde e demais serviços da Rede Municipal de Saúde. Ao todo são 56 profissionais atuando nas especialidades de anestesiologia, clínica médica, medicina da família e comunidade, ortopedia-traumatologia, neonatologia, proctologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia.

Uma das novas residentes é Elaine Barbosa, médica recém formada pela Universidade Federal da Paraíba. “Conheci o SUS na universidade durante os estágios da graduação e tive muitas experiências boas, foi quando decidi tentar a residência profissional na rede pública de saúde e sei que atuar no SUS vai me possibilitar crescer enquanto profissional e ajudar bastante a quem realmente precisa”, comenta a Residente R1 em Medicina da Família e Comunidade.

O Programa de Residências da SMS é realizado em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM), Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) e Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene), com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Gerente Saúde – O programa foi lançado em fevereiro de 2017 de forma piloto, mas desde junho do último ano, todos 99 prédios de USFs contam com a presença de um Gerente Saúde. Eles atuam como agentes multiplicadores de um serviço mais humanizado oferecido pela PMJP e facilitam os serviços para que os pacientes não demorem aguardando a realização de consultas e exames.

Os Gerentes participam de reuniões semanais em seus distritos sanitários e quinzenais com a SMS, nas quais recebem capacitações sobre a Rede de Serviços, apresentam suas dificuldades e problemas para que eles sejam resolvidos em conjunto, facilitando o atendimento prestado a população. Uma vez ao mês as reuniões contam com a participação do prefeito Luciano Cartaxo.

Além das reuniões, um monitoramento social permanente serve de base para o Índice de Satisfação do Usuário (ISU), que, ao final do ano, permite uma premiação para as equipes que obtiverem os melhores resultados.

Dentro das atividades do Programa Gerente Saúde são realizadas diversas capacitações com os gerentes das USFs e com as demais categorias de profissionais da Atenção Básica sobre a rede municipal de saúde. Os cursos têm a finalidade de melhorar o atendimento ofertado aos usuários e assim proporcionar uma melhor qualidade de vida à população.

Já foram capacitados recepcionistas, auxiliares de farmácia, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e Agentes Comunitários de Saúde sobre diversos temas que englobam a rede serviços e cuidados da SMS.