Secretaria de Saúde reduz em 18% internações por causa de diabetes

Por - em 458

Um conjunto de ações realizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conseguiu reduzir em 18% as internações hospitalares por diabetes e suas complicações, no período de um ano, na Capital. O número caiu de 122, em 2012, para 100 internações, no ano passado.

Os dados são do Sistema de Informação Hospitalar (SIH) do Ministério da Saúde (MS) e levam em consideração os pacientes diabéticos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com idades de 30 a 59 anos, faixa etária em que é mais comum aparecer a doença e que a prevenção de suas complicações é mais eficaz.

O levantamento aponta que a taxa caiu de 4,16 para 3,41 diabéticos a cada 10 mil pessoas nessa mesma faixa de idade. A taxa avalia o impacto das ações de saúde relacionadas à doença, especialmente no que se refere ao diagnóstico, promoção do autocuidado e tratamento adequados.

De acordo com a coordenadora da Área Técnica de Hipertensão e Diabetes, Clécia Oliveira, os dados refletem “o fortalecimento das ações da atenção básica, política de medicamentos, promoção da saúde, atenção ao portador de diabetes e a educação para o autocuidado”, disse.

Autocuidado – Ela explica que a qualidade da assistência técnica e um atendimento acolhedor são fatores importantes para convencer o paciente de diabetes a aderir ao tratamento, mas o autocuidado é fundamental. “É necessário que se tenha uma dieta saudável, praticar atividades físicas regularmente e tomar as medicações orientadas por profissionais”, disse.

Acompanhamento – Em João Pessoa, há 25.023 pacientes de diabetes cadastrados no Sistema Hiperdia do SUS, sendo acompanhados pelas equipes de saúde do município. “Para atender a esta parcela da população, a SMS tem buscado aumentar a captação dos portadores de diabetes e ofertar tratamento a estes pacientes”, afirmou a coordenadora do setor.