Secretaria desenvolve ações específicas para público do sexo masculino
A Área Técnica de Saúde do Homem, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), avança em João Pessoa desde 2011, quando foi implantada, como parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, do Ministério da Saúde. O objetivo da área é dar visibilidade às especificidades do homem e vencer a resistência desse público em relação às ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.
De acordo com a Área Técnica da SMS, em 2010, a maior causa de morte nos homens de João Pessoa decorreu de doenças do aparelho circulatório, como acidente vascular cerebral (AVC), infarto, hipertensão e diabetes – doenças que podem ser prevenidas com mudanças de hábitos alimentares, exercícios físicos e abandono do uso de álcool e cigarro. “Os homens precisam se conscientizar da necessidade de cuidar melhor da saúde. É nosso papel incentivá-los a fazer isso”, disse Vilton Késsio, coordenador da Área Técnica da Saúde do Homem da SMS.
Segundo ele, a Política de Atenção à Saúde do Homem trabalha em cinco eixos temáticos prioritários, que são: acesso e acolhimento; paternidade e cuidado; saúde sexual e reprodutiva; prevenção de acidentes e violências; e principais agravos ou condições crônicas.
Próstata – Em janeiro passado, a SMS realizou 54 cirurgias do tipo prostatectomia suprapúbica (remoção parcial ou total da próstata, realizada em casos de tumores e quando a próstata se torna muito grande). A meta a ser alcançada, no entanto, é de 170 ao mês, segundo o Ministério da Saúde.
De acordo com Vilton, dados epidemiológicos também mostram que o número de internações é sempre abaixo do de mulheres. Em janeiro deste ano, o Datasus registrou, em João Pessoa, 3.046 internações de homens e 3.853de mulheres. “Lembrando que as mulheres se cuidam mais e têm qualidade de vida melhor”, acrescentou.
Metas – A Área Técnica tem três metas centrais: aumentar o acesso à atenção básica e a divulgação da Política de Atenção à Saúde do Homem; aumentar o número de prostatectomias suprapúbicas realizadas em João Pessoa, com foco no acesso à rede especializada e na realização dos procedimentos; e atender, por ano, a pelo menos 20% da população masculina entre 20 e 59 anos de idade.
Dados – Conforme a Área Técnica da SMS, 82% das pessoas mortas em acidentes de trânsito em João Pessoa são homens. Outro dado: 34% dos homens que moram na Capital paraibana são dependentes de álcool. “Homens nessa faixa etária estão mais vulneráveis aos agravos, principalmente por não se prevenirem como deveriam”, concluiu Vilton.