Secretaria Municipal de Saúde alerta para cuidados com a hipertensão

Por Ascom SMS - em 813

D R T R J .15855.Ivomar Gomes Pereira.

Mais de 60% dos adultos com mais de 60 anos são hipertensos, segundo o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Buscando um maior cuidado com a saúde da população pessoense, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para os cuidados com a hipertensão.

Em 90% dos casos, o problema é herdado dos pais, mas outros fatores influenciam para o surgimento ou agravo da doença. Em João Pessoa, 62.025 pacientes acometidos com pressão alta estão em acompanhamento com as Equipes de Saúde da Família. Além dos que possuem a doença e não tratam e os que não sabem que estão hipertensos.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, que acontece quando os valores ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9) e faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para distribuir o sangue pelo corpo de forma correta.

Na Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde, o usuário tem acesso a cuidados básicos voltados e ações de prevenção, como o ‘hiperdia’, um dia exclusivo de cuidado com a hipertensão arterial que acontece nas Unidades de Saúde da Família. Também pela atenção primária e pelo programa Farmácia Popular são dispensados medicamentos para controle da doença crônica.

“A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Dessa forma, são ofertados nos serviços da rede de saúde, todas as formas para controle e prevenção da doença, com atendimento na atenção básica, especializada e rede de urgência e emergência”, ressalta a coordenadora da área técnica de doenças crônicas da SMS, Ana de Lourdes Oliveira.

D R T . R J 15855 Ivomar Gomes Pereira.

Problemas como o tabagismo, alcoolismo, estresse e obesidade, que são fatores de risco, são tratados nas ações de promoção e prevenção desenvolvidas pelas equipes de saúde da família, assim como em serviços especializados nas Policlínicas Municipais.

Além dos medicamentos, para combater a hipertensão, é necessário adotar uma vida mais saudável com alimentação equilibrada e prática regular de atividade física. Também se faz necessário reduzir o consumo do sal, controlar o estresse, abandonar o fumo e moderar o consumo de álcool.

Para combater o sedentarismo e incentivar a prática de atividades físicas, a SMS desenvolve projetos como o João Pessoa Vida Saudável, Academias da Saúde e as Práticas Integrativas e Complementares.

Para ter acesso a todos os serviços ofertados, o usuário deve ir até sua Unidade de Saúde da Família de referência ou Policlínica, para usuários de área descoberta, portando cartão SUS e documento de identidade.