Secretaria Municipal de Saúde alerta para importância da vacinação como prevenção

Por Juneldo Moraes - em 759

índiceJuneldo Moraes

Nesta quinta-feira (9) é comemorado o Dia Nacional da Imunização. E João Pessoa tem o que comemorar. Mais de 80 mil doses de vacinas – como tétano, hepatite, tríplice viral, meningite, BCG, e varicela –, foram aplicadas até o dia 31 de maio pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nas diversas unidades da rede municipal, ampliando a cobertura vacinal da cidade e a prevenção contra algumas enfermidades.

De acordo com a chefe da seção de imunização da SMS, Chiara Dantas, a vacinação é a forma mais eficaz de se prevenir contra várias doenças e isso pode acontecer em qualquer faixa etária. “A vacinação hoje é um programa da família, então é a melhor forma de prevenção, por isso temos calendário da criança, do adolescente, do adulto e do idoso”, afirma.

Chiara Dantas diz que as Unidades de Saúde da Família estão equipadas com salas de vacinação e as pessoas, quando precisarem se vacinar, devem procurar as USFs mais próximas de suas casas. “O ideal é que os usuários procurem as unidades próximas de casa, pois são abastecidas mensalmente e dessa forma não criamos filas em determinados postos”, alerta.

CMI aplica seis mil vacinas por mês – Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Imunização, que atende ao Distrito Sanitário V, Rosa Virgínia Fernandes, no CMI são aplicadas em média seis mil doses mensais de diversas vacinas, incluindo a BCG, oferecida diariamente por agendamento, que pode ser feito presencialmente ou por telefone, além da febre amarela, no caso do viajante, e do tratamento de pré-exposição antirrábica.

“A BCG, que é a vacina da criança, a gente oferta todos os dias, mas é necessário fazer o agendamento. Isso evita o desperdício da vacina, pois ela é multidose, ou seja, cada vidro dá pra imunizar sete a oito crianças. Nós garantimos o atendimento de todas as pessoas que tiverem feito esse agendamento”, explica Rosa Fernandes.

O Centro também disponibiliza vacinas para as pessoas que vão viajar para os Estados onde há risco de contrair febre amarela ou para um país que requeira essa vacinação. “Temos um serviço específico para o viajante, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, atendendo por demanda espontânea, no qual vacinamos contra febre amarela e emitimos o cartão internacional de vacinação”, destaca a coordenadora do CMI.

As pessoas que precisarem de vacinação podem procurar as Unidades da Rede Municipal de Saúde, que funcionam diariamente. Aos sábados, domingos e feriados os usuários que precisarem de vacinação antirrábica devem procurar o CMI ou o Centro de Atenção Integral à Saúde de Mangabeira (Cais), no horário das 8h às 12h, pois as outras unidades de bairro estarão fechadas.

Para mais informações, acesse o calendário básico de vacinação no link: http://goo.gl/muFCZF.