Secretaria Municipal de Saúde coordena ação integrada para o combate ao Aedes aegypti

Por Rebeka Paiva - em 537

c69aa88f-c174-49ea-ab5b-2e38e3d42555Rebeka Paiva

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das Secretarias de Saúde (SMS) e de Infraestrutura (Seinfra) além da Defesa Civil, realizou na manhã desta quarta-feira (17) uma ação integrada para combate ao mosquito Aedes aegypti. A atividade faz parte do calendário de visitas da Vigilância Ambiental e Zoonoses a partir das denúncias feitas pela população.

A ação consistiu na entrada em terrenos e casas abandonadas, no bairro de Manaíra, para inspecionar a presença de focos e criadouros do mosquito, em virtude do decreto de situação de emergência. Para entrar nos locais, foi utilizado um caminhão munck para transpor por cima dos muros e não gerar prejuízo para os proprietários dos imóveis.

“Estamos vistoriando todos os terrenos e imóveis denunciados pela população. Dessa vez, como a área está abandonada, precisamos de uma força tarefa maior e para isso tivemos o apoio da Defesa Civil e da Seinfra”, explicou Silvio Ribeiro, diretor de Vigilância em Saúde da SMS.6d532fbd-0ee3-405f-90f4-a5cf8a432852

Denúncias e informações – Diariamente os agentes de vigilância ambiental realizam visitas domiciliares no combate ao mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. As ações são educativas junto à comunidade e também na busca e eliminação de focos. Algumas dessas atividades têm o apoio do Exército Brasileiro.

Para informações ou denúncias de possíveis focos do mosquito, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental da Prefeitura de João Pessoa. O telefone é o 3214-5718. Se preferir, o cidadão pode ligar ainda para a Ouvidoria da Saúde pelo número 160.

Como combater o mosquito – Eliminar os focos de água parada é a melhor forma de se combater o Aedes aegypti. É na água parada que o mosquito se reproduz, aumentando as chances de proliferação da dengue e da zika.  Alguns cuidados são muito importantes, a exemplo de manter bem tampado tonéis de água, manter caixa d’água sempre fechada com tampa adequada, entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana e remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.