Secretaria Municipal de Saúde promove Dia D de prevenção e combate à sífilis no Parque da Lagoa
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa vai promover, neste sábado (8), das 8h às 11h, no Parque da Lagoa, o Dia D de Prevenção e Combate à Sífilis. Durante a atividade, profissionais de saúde disponibilizarão informações sobre prevenção e tratamento da sífilis. A população também terá acesso a serviços como consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos, orientações farmacêuticas, auriculoterapia e atividades físicas.
A ação é uma parceria com Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Conselho Regional de Farmácia (CRF) e Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Durante a atividade, profissionais de saúde disponibilizarão informações sobre prevenção e tratamento da sífilis. A população também terá acesso a serviços como consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos, orientações farmacêuticas, auriculoterapia e atividades físicas.
De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, a ação faz parte de um plano integrado de enfrentamento à sífilis, envolvendo várias entidades. “É uma infecção sexualmente transmissível que tem se tornado um problema de saúde pública, mas possui um tratamento simples de fácil cura, desde que seja tratada adequadamente. Por isso, estamos promovendo esta ação de conscientização para a população e o tratamento passará a ser realizado na Atenção Básica”, afirmou.
A partir da próxima segunda-feira (10), a rede municipal de saúde passará a aplicar penicilina para o tratamento da sífilis nas Unidades de Saúde da Família (USF). Para isso, os profissionais passaram por capacitações com as orientações sobre o procedimento operacional padrão. Até então, a aplicação da penicilina para o tratamento da infecção acontecia apenas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), na Policlínica Municipal do Cristo e no Instituto Cândida Vargas (ICV), para gestantes.
Novo Fluxo – Nesta quinta-feira (6), a SMS apresentou aos profissionais da Atenção Básica o novo fluxo de tratamento da sífilis dentro da rede municipal. A apresentação aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e contou com a participação dos outros órgãos envolvidos no plano integrado de enfrentamento à sífilis.
Com o novo fluxo, o usuário deverá se dirigir à sua USF de referência, onde fará o teste rápido e, caso o resultado seja positivo, passará pelo tratamento também na unidade. Até então, a aplicação da penicilina para o tratamento da infecção acontecia apenas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), na Policlínica Municipal do Cristo e no Instituto Cândida Vargas (ICV), para gestantes.
O procurador da República do MPF, José Guilherme Ferraz da Costa, destacou o empenho da SMS em acolher as demandas do Ministério Público “para aperfeiçoar o fluxo tanto para a intensificação da busca ativa no diagnóstico da sífilis, mas também a aplicação do tratamento cabível para se evitar principalmente os casos de sífilis congênita e, dessa forma, controlar os índices da doença na capital”, disse.
Sífilis – É uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios. Pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto (sífilis congênita). Por isso, o uso correto e regular do preservativo é a medida mais importante de prevenção da doença.