Secretaria Municipal de Saúde realiza dia D da Saúde Bucal no CEO Jaguaribe

Por Rebeka Paiva - em 825

D R T ; R J ; 15855;

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da área técnica de Saúde Bucal, realiza nesta quinta-feira (25) uma manhã de atividades em alusão ao dia D da Saúde Bucal. A ação acontecerá a partir das 9h no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Jaguaribe, localizado dentro da Policlínica Municipal de Jaguaribe.

“É importante conscientizar a população para o fato de que a saúde bucal reflete diretamente na saúde geral, já que alguns problemas bucais podem afetar diretamente o restante do corpo. Então manter uma higiene correta da boca é fundamental para manter a saúde como um todo em boas condições”, destaca o odontólogo e coordenador da saúde bucal, Gerfran Lacerda.

Durante a ação estarão sendo ofertadas orientações sobre a saúde bucal, escovação correta e cuidados preventivos ao câncer de boca, exames e atendimentos clínicos.

Assistência – João Pessoa conta com uma cobertura em saúde bucal de mais de 76%. Os serviços assistenciais são realizados por 178 Equipes de Saúde Bucal espalhadas por todo o território do município e aproximadamente 220 dentistas, distribuídos nas Unidades de Saúde da Família, Centros de Especialidades Odontológicas localizados nos bairros da Torre, Cristo, Mangabeira e Jaguaribe e, nos hospitais do Valentina, Santa Isabel, Ortotrauma e Cândida Vargas.

“Nas Unidades de Saúde da Família o atendimento é realizado pelo cirurgião-dentista clínico geral. O atendimento por especialidades é ofertado nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) que ofertam endodontia (tratamento de canal), cirurgias, periodontia (tratamentos mais complexos de doença gengival), odontopediatria, radiologia, prótese e atendimento à pacientes com necessidades especiais”, explica o coordenador da saúde bucal, Gerfran Lacerda.

O acesso aos serviços é realizado através das Unidades de Saúde da Família. Caso o dentista reconheça a necessidade de tratamento especializado, o usuário é encaminhado ao serviço especializado e hospitalar, de forma gradual.