Secretaria realiza seminário para discutir efetivação do ensino das relações étnicos raciais

Por Alexandre Quintans - em 1271

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da coordenação do Ensino Religioso da Rede Municipal e da Educação de jovens E Adultos (EJA), realiza nesta sexta-feira (2) o ‘I Seminário Municipal de Educação Étnico-Racial’ para a efetivação da Lei 10.639. O evento acontece no auditório da Faculdade Mauricio de Nassau, na Avenida Epitácio Pessoa, das 8h às 18h, e deve reunir cerca de 700 professores da Rede Municipal.

“Essa Lei torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas do ensino fundamental I e II e EJA. Nós queremos dar continuidade ao processo de efetivação da mesma. Isso é um marco de toda a luta do povo negro no Brasil e das comunidades tradicionais como quilombolas e de terreiro. Nós queremos, por exemplo, que o dia 20 de novembro, quando é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, não seja lembrada apenas como uma data de comemoração, e sim com a culminância de projetos pedagógicos nas unidades de ensino”, disse o coordenador do Ensino Religioso da Rede Municipal, Antônio Araújo Silva.

Das 8h às 12h irão participar professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I e da EJA dos Ciclos I e II, e das 14h às 18h, os professores do Fundamental II e da EJA, Ciclos III e IV.

As duas turmas irão assistir a uma palestra com o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Wigne Nadjare. Ele vai falar sobre a importância da implementação e efetivação da Lei 10.639 para uma educação de relações étnico raciais nas escolas do município de João Pessoa, a partir de uma perspectiva jurídica.

Também haverá palestra com o professor mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba, Danilo Santos da Silva, que vai falar sobre a desconstrução de preconceitos e a construção da identidade negra nas salas de aula e na sociedade.

A Sedec possui um trabalho pedagógico voltado para a formação continuada dos professores da Escola Municipal Antônia do Socorro da Silva Machado por esta estar localizada em uma comunidade quilombola, em Paratibe, além da Escola Municipal Antônio Santos Coelho, no bairro da Penha, que atende filhos de pescadores afrodescendentes.