Secretaria traça diagnóstico das unidades de saúde da Capital
Nesta terça-feira (5), o secretário municipal de Saúde, Lindemberg Medeiros, visitou quatro equipes de Saúde da Família, o Centro de Atenção Psicossocial Gutemberg Botelho (Caps AD) e a sede do Distrito Sanitário I. A ação dá continuidade à série de visitas que o gestor está fazendo a centros, unidades e distritos de saúde de João Pessoa para verificar o atendimento, a infraestrutura e os principais problemas desses locais.
“Não há nada que substitua a presença física para ter uma impressão real dos problemas. Os números servem para dimensionar ações globais, mas a fala do usuário nos dá o tom da qualidade do acolhimento”, enfatizou Lindemberg. A pretensão do secretário é percorrer os demais distritos, USFs e centros de especialidades.
Empenho – Na reunião com os funcionários do Distrito Sanitário I, o secretário destacou a importância do comprometimento dos servidores para melhorar o serviço e enfatizou que as ações destinadas às mulheres devem ser intensificadas neste mês, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. “Nossa capacidade de realizar exames citológicos e mamografias é maior que a demanda. Vamos procurar as mulheres que precisam deste serviço e também estimular o autoexame”, assinalou.
As visitas acontecerão sem aviso prévio. Com essa estratégia, o secretário pretende averiguar o funcionamento real das unidades e centros, conversando com os usuários e observando o funcionamento do local.
Em janeiro passado, com o mesmo intuito, o secretário visitou os quatro hospitais da rede municipal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA Oceania). Em fevereiro, passou pelo Distrito Sanitário III, em Mangabeira.