Secretarias de João Pessoa se unem para combater o analfabetismo

Por Alexandre Quintans - em 1141

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) lançou na tarde desta terça-feira (22), por meio da coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a ‘Ação Busca Ativa EJA 2019’. A ação, que tem como objetivo combater o analfabetismo, conta com parceiros como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Orçamento Participativo (OP). O lançamento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

“Nós precisamos fortalecer o seguimento EJA, dizer para a nossa cidade que estamos à disposição dela para combater o analfabetismo diante de uma educação forte, verdadeira e pública que estamos garantindo a João Pessoa. Hoje, as secretarias estão juntando forças para trabalhar em prol daquele que precisar retomar ou ter o primeiro acesso à educação”, disse a secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire.

O objetivo do ‘Ação Busca Ativa EJA 2019’ é localizar jovens, adultos e idosos não alfabetizados, e os que ainda não concluíram o ensino fundamental, para inserção e permanência no processo de escolarização da Rede Municipal de Ensino, reforçando o compromisso de ofertar uma educação efetiva e de qualidade com foco no ensino-aprendizagem contribuindo para uma educação humanizada, e com isso zerar o índice de analfabetismo em João Pessoa.

O secretário de Desenvolvimento Social, Diego Tavares, falou da importância do trabalho em equipe. “Educação é uma das maiores bandeiras da gestão do prefeito Luciano Cartaxo. Por isso que João Pessoa hoje tem muito que comemorar com os grandes índices que tem atingido. Ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Por isso, hoje aqui está algumas das maiores secretarias do município de João Pessoa. Alfabetismo é um direito de todo o cidadão brasileiro e não tenho dúvida que vamos baixar ainda mais esses números. Só tenho agradecer a todos os coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência da Cidadania (CRC(s)), das cozinhas comunitárias, e do Bolsa Família”, agradeceu o secretário.

Podem participar da EJA pessoas a partir dos 15 anos de idade completos. As aulas acontecem em três turnos, onde pela manhã é das 7h às 11h30 para os Ciclos I, II, III e IV; à tarde, das 13h às 17h45 para os Ciclos III e IV; e à noite, das 18h30 às 22h para os Ciclos de Alfabetização, I, II, III, IV.

“Não fazemos gestão sem comunidade e isso é fato. Vamos sim diminuir o índice de analfabetos para que as pessoas se sintam mais dignas, para que o cidadão tenha a honra de escrever seu nome, vamos ser agentes multiplicadores”, frisou a secretária adjunta da Saúde, Ana Giovana Medeiros.

Quem também participou do lançamento foi o secretário do OP, Francisco José das Chagas. “Nós estamos à disposição para colaborar juntamente com nossos honrados conselheiros e conselheiras, articuladores e articuladoras par dar sequência a esse trabalho da EJA com todos vocês”, explicou o secretário do OP.

As aulas da Educação de Jovens e Adultos e de toda a rede municipal têm início no dia 5 de fevereiro.