Secretarias de Saúde e Educação promovem vacinação contra HPV e Meningite C nas escolas municipais

Por Carolina Queiroz - em 1692

Com o objetivo de intensificar as atividades educativas e preventivas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o apoio da Secretaria de Educação (Sedec), deu início, na manhã desta terça-feira (27), à Campanha de Vacinação contra o HPV e Meningite C, na Escola Municipal Deputado Fernando Paulo Milanez, localizada na Rua Alberto de Miranda Henriques, em Gramame.

Segundo o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, a proposta, além de orientar os educadores e estudantes sobre a importância da vacina, é ampliar a proteção e garantir o cuidado com os jovens na faixa etária de vacinação.

“É muito importante esse esclarecimento com os professores, pais e alunos para que todos compreendam a finalidade preventiva da vacina. A partir do momento em que envolvemos as escolas nesse processo, estamos ampliando o acesso de forma que haja conscientização para continuidade do esquema vacinal para as outras doses da vacina de HPV e da Meningite C”, explicou Fulgêncio.

Ainda de acordo com o secretário, a vacina contra o HPV contribui para redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. A imunização também previne câncer de pênis, ânus, verrugas genitais, boca e orofaringe. “Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina, com intervalo de seis meses entre elas. No caso de pessoas com HIV, a faixa etária é mais ampla, de 9 a 26 anos, além de transplantados e pacientes oncológicos”, orientou.

A secretária adjunta da Sedec, América Castro, acredita que a escola é o ambiente ideal para orientar as adolescentes sobre a importância de garantir a proteção contra essa doença. “É a melhor estratégia para proteger os adolescentes. Quando a escola exerce o papel de mediador, o processo de conscientização fica mais fácil. Afinal, é nesse ambiente que eles passam grande parte do dia e estão em contato com os amigos, recebem informações e são instruídos”, destacou.

Vacinação – A vacina HPV quadrivalente está disponível no SUS desde 2014 e devem ser vacinadas meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, com esquema vacinal de duas doses, com intervalo de seis meses.  Já a faixa etária de imunização contra a meningite C foi ampliada e passa a ser de 11 a 14 anos. Até o ano passado, eram imunizados apenas meninos e meninas de 12 e 13 anos.

Além das ações nas campanhas, as vacinas estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e também no Centro Municipal de Imunização (antigo Lactário da Torre), que funciona na Avenida Rui Barbosa, S/N, Torre.

Vírus – A Meningite bacteriana causada pelo sorogrupo C corresponde a um grave processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Já o HPV, nas meninas pode levar ao câncer no colo do útero e, nos meninos o vírus pode ocasionar o desenvolvimento do câncer de pênis. O papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, possui mais de 100 tipos que podem infectar a pele e as mucosas de homens e mulheres.

Sua principal forma de transmissão é pela via sexual. Alguns tipos do vírus provocam verrugas e pelo menos outros 13 tipos podem produzir lesões com potencial de progressão para o câncer.