Secretarias se reúnem para definir ações para a festa de Réveillon

Por - em 637

Felipe Silveira

20151124_154048Representantes de diversas secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) se reuniram na tarde desta terça-feira (24) para definir ações e providências a serem tomadas pela gestão municipal na festa de Réveillon, que deve levar milhares de pessoas para as areias das praias de Tambaú e Cabo Branco. O encontro, que tratou de questões logísticas, de segurança e bem-estar de pessoenses e turistas, aconteceu na Sala Linduarte Noronha da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), no Centro da Capital.

A reunião contou com a participação das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Comunicação (Secom), Turismo (Setur), Saúde (SMS), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), além da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Articulação Política e Gestão Governamental (Segap).

Dentre os assuntos debatidos, estavam a proibição de paredões de som na área do evento, o recolhimento de garrafas de vidro, presença de conselheiros tutelares, além dos espaços para comerciantes informais, banheiros químicos, palco, geradores, veículos de imprensa, áreas emergenciais e para instalação de tendas para as famílias durante a passagem de ano. A partir da criação desse layout da festa, outros órgãos como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar deverão ser acionados.

Segurança – A Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania vai contar com 150 guardas municipais na escala para trabalhar das 19h do dia 31 de dezembro até a manhã do dia 1° de janeiro, com os guardas distribuídos nos diversos postos instalados nos arredores do Busto de Tamandaré.

Paredões de som – A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) estará com diversos fiscais – antes, durante e depois da festa – no entorno do Busto de Tamandaré para evitar que paredões de som sejam instalados.

Garrafas de vidro – Assim como acontece há dois anos, este ano também está proibido o uso de garrafas de vidro no entorno da festa. A Sedurb estará realizando a troca da bebida por garrafas plásticas em cinco pontos de entrada de pessoas. A medida visa garantir mais segurança para a população.

Ambulantes – Os comerciantes informais que desejam trabalhar durante a festa de Réveillon serão todos cadastrados pela Sedurb. Em acordo firmado com o Patrimônio da União, este ano também será proibida a comercialização nas areias da praia. A previsão é de que o cadastro dos ambulantes inicie na próxima semana.

Tendas – As famílias interessadas em instalar tendas na orla já podem solicitar a autorização a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a partir desta quarta-feira (25). Os pedidos devem ser feitos no Protocolo Geral do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e serão aceitos até o dia 11 de dezembro.