Secretarias se reúnem para tratar de invasões em áreas públicas

Por Andrezza Carla - em 798

Nesta terça-feira (04) representantes da Defesa Civil e das secretarias de Habitação, Infraestrutura e Desenvolvimento Social participaram de uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Na ocasião foi discutido o planejamento para as ações de fiscalização em áreas públicas da capital.

 

O objetivo do encontro foi planejar ações que possam conter as invasões irregulares nas áreas públicas da cidade. A Sedurb executa o serviço de reintegração de área pública de maneira integrada com outras secretarias. “O que muita gente não sabe é que quando a Sedurb vai realizar um serviço desse tipo nessas áreas, a Secretaria de Habitação, em parceria com a de Desenvolvimento Social, já tem o local ideal para acomodar as pessoas envolvidas e que, se a habitação deve ser retirada, é porque apresenta um risco aos moradores que já foi constatado pela Defesa Civil”, relata a secretária adjunta da Sedurb, Vaulene Rodrigues.

 

Para Noé Estrela, chefe da Defesa Civil de João Pessoa, essas ocupações se tornaram um problema cada vez mais freqüente e as pessoas não têm consciência do risco que correm. “Atualmente os vazios urbanos estão sendo ocupados de todas as formas, muitas vezes em áreas de risco total, mas que muita gente acha que só apresenta perigo em caso de chuva”, diz.

 

A Secretaria de Habitação busca sempre fazer o mapeamento e cadastramento das pessoas que estão alojadas em áreas irregulares. “A SEMHAB tem monitorado sistematicamente essas habitações, levando em consideração a vulnerabilidade social e os padrões definidos pelo Ministério das Cidades”, destaca André Coelho, secretário adjunto de Habitação.

 

Participaram do encontro a secretária adjunta da Sedurb, Vaulene Rodrigues, o secretário adjunto de Habitação da capital, André Coelho, o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social, Vitor Cavalcante, o chefe da Defesa Civil, Noé Estrela, e representantes da Secretaria de Infraestrutura.