Projetos

  1. Estação Digital
  2. Estação da Moda
  3. Casa Brasil
  4. Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

Estação Digital

O projeto das Estações Digitais (ED) é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECITEC), por meio de convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Ministério das Comunicações (MC). O principal objetivo é combater à exclusão digital.

As EDs são formadas por 11 computadores conectados à internet banda larga, uma impressora, scanner, data show, webcam e fones de ouvido para deficientes visuais. Todos os equipamentos têm o objetivo de facilitar o acesso da população às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), ou seja, compor um ambiente público que propicie o aprendizado das pessoas, tanto por meio de cursos, como através do acesso à internet.

Atualmente, a PMJP conta com 33 Estações. Destas, 20 são frutos de convênio firmado com o MCT; 5 por meio do Termo de Doação com Encargos firmados com o Ministério das Comunicações;as demais são fruto de parcerias da PMJP com ONGs, associações e setores da prefeitura.

A escolha dos locais beneficiados com o projeto foi baseada no baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das regiões. Logo, a prioridade foi envolver as comunidades cujo acesso aos computadores e à internet é mais escasso devido às condições socioeconômicas na qual estas se encontram.

As principais atividades desenvolvidas pelas Estações Digitais são os cursos de informática, oficinas especializadas e acesso livre à internet, onde são atendidos, por mês, cerca de 100 usuários por ED.

Mais informações através do número: (83) 3214-2884

Estação da Moda

Estação da Moda é o nome dado ao Centro Vocacional Tecnológico – Confecção. Trata-se de um espaço destinado à capacitação tecnológica por meio do ensino profissionalizante de corte e costura em máquinas industriais. Além dos cursos permanentes oferecidos pelo CVT, a Estação da Moda ainda realiza projetos e promove eventos voltados para a capacitação, criação e difusão do setor.

Cursos permanentes

  • Operador de Máquinas Industriais
  • Corte e Costura em Malha
  • Corte e Costura em Tecido Plano
  • Modelagem Industrial
  • Corte Enfeixo

Atividades

FashionTech – Trata-se de um concurso voltado para novos estilistas com o objetivo de incentivar a criação e o desenvolvimento das potencialidades dos profissionais de moda e amadores, realizado desde 2011. O evento pioneiro no âmbito das prefeituras municipais premia o vencedor com o desenvolvimento da coleção proposta no concurso, incluindo tecidos e mão de obra, além de um desfile de apresentação da coleção.

Célula de Criação – O projeto Célula de Criação é um espaço aberto e gratuito voltado à criatividade. Os interessados formam grupos de cinco pessoas para desenvolver coleções de 10 looks, sob a consultoria criativa do estilista e coordenador da Estação da Moda, Romero Sousa. Os grupos são estimulados a desenvolver projetos tendo como base a cultura local. As peças são confeccionadas na Estação da Moda, com o suporte técnico de Lailane Melo e Grayce Farias.

Revista eletrônica ‘Da Moda’ – A revista eletrônica ‘Da Moda’ é uma publicação conceitual, aberta a experimentações e sem caráter comercial, disponível àqueles que desejam exercitar a profissão, colaborando voluntariamente com a publicação. Para fazer parte da equipe, os interessados devem procurar a Estação da Moda e apresentar uma proposta, que vai desde um editorial de moda até a publicação de artigos, contos e matérias. Os voluntários também podem ser integrados aos editoriais em execução. Nas primeiras quatro edições, a revista contou com aproximadamente 50 colaboradores, entre fotógrafos, maquiadores, jornalistas, modelos, designers e estudantes de moda, e obteve mais de 6,5 mil acessos. O acesso pode ser feito por meio do endereço eletrônico http://issuu.com/da moda, no site da PMJP.

Semana da Moda – Evento organizado pela Estação da Moda com o intuito de reunir pessoas do ramo da moda por meio de cursos, palestras, oficinas, exposição, mostras de vídeo, entre outras atividades.

Coordenador
Romero Sousa
Telefone: (83) 3218-6160

Localização
Rua Rosário di Lorenzo, S/N – Varadouro (em frente à Estação Ferroviária)

Contatos
E-mail: estacaodamodapmjp@hotmail.com
Mídias: Facebook.com/EstacaodamodaPMJP, Twitter: @estacaodaModaJP
Blog: www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaodamoda

Casa Brasil

Casa Brasil João Pessoa é um projeto que busca aliar o acesso às novas tecnologias com a cultura, arte e a cidadania. É um espaço comunitário e gratuito que funciona como um centro de aperfeiçoamento tecnológico, entretenimento, articulação comunitária e participação popular. O projeto já qualificou 1.500 pessoas em três anos de atividade.

O centro está localizado no Bairro do Costa e Silva, atendendo a esta região e bairros circunvizinhos. Sendo um espaço público e comunitário, de uso gratuito e de acesso irrestrito, o projeto estimula a apropriação da unidade pela comunidade, transformando-a em espelho cultural do local onde foi implantada, fomentando a gestão participativa e ampliação da cidadania, e fortalecendo a ação da sociedade civil.

A estrutura da Casa Brasil é composta de:

Estação Digital – Com 11 (onze) computadores conectados à Internet, abriga atividades livres e oficinas temáticas, promove o acesso à tecnologia e ajuda a resolver questões cotidianas da comunidade.

Sala de leitura – Tem por objetivo fomentar leitura, produção e compartilhamento de textos e oferecer atividades culturais, como encontros literários, oficinas de criatividade, saraus, rodas de leitura, orientação a pesquisas, além do empréstimo domiciliar de livros. Na sala de leitura também são oferecidas aulas de reforço para as crianças da comunidade.

Sala de cinema Eliézer Rolim/Auditório – Destinado a encontros, reuniões e divulgação do que é produzido na unidade Casa Brasil e na comunidade. Oferece espaço para apresentações musicais, peças e dramatizações, além de servir para reuniões da comunidade, palestras, exibição e discussão de filmes, entre outras atividades. Sua estrutura possui 50 lugares e equipamentos audiovisuais, como caixas acústicas, tela e canhão de projeção.

Laboratório de informática – Possui 11 (onze) netbooks e trabalha com montagem e manutenção de equipamentos de informática, possibilitando a exploração de microcomputadores e de seus componentes para desenvolver atividades que tratem de recondicionamento e reciclagem das máquinas, incluindo novos significados e usos para tecnologias através de cursos.

Estúdio multimídia – Destinado à criação, gravação e tratamento de conteúdos audiovisuais, produção e compartilhamento de conteúdos para Internet e programação com ferramentas e linguagens livres. O local é equipado com computadores, câmera fotográfica digital e câmera de vídeo digital, gravador digital portátil, mesa de som, reprodutor de VHS e SVHS e microfones. O estúdio multimídia também oferece cursos de produção musical e DJS.

Laboratório de Montagem e Manutenção de Celular – Possui toda a estrutura necessária para a aplicação de cursos profissionalizantes de montagem e manutenção de celulares. Entre os anos de 2011 e 2012 a Casa Brasil João Pessoa passou por algumas mudanças estruturais e organizacionais. A Secitec investiu na recuperação da sua estrutura física para atender melhor os usuários.

Coordenadoria
Telefones:(83) 3218-9385

Localização
Rua. Dr. Arlindo Correia, s/n – Costa e Silva

Rede Metropolitana

O Projeto Rede Metropolitana Digital – Jampa Digital – foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), com a finalidade de possibilitar a interligação de dados do município, melhorando a malha de conectividade dos órgãos públicos da PMJP. O projeto ainda permite o uso de câmeras de monitoramento em 36 pontos da cidade de João Pessoa e oferece Internet pública e gratuita em áreas específicas da capital paraibana.

O serviço poderá ser encontrado nos pontos abaixo:

  • Praça do Coqueiral – Mangabeira
  • Praça Bela – Funcionários II
  • Praça Soares Madruga – Valentina
  • Ponto de Cem Réis – Centro
  • Praça Pascoal Carrilho – Geisel
  • Praça da Amizade – Rua 2 de Fevereiro – Rangel
  • Praça da Mangueira – Rua Maria do Socorro Fonseca – Alto do Mateus
  • Praça da Paz – Rua Empresário João Rodrigues Alves – Bancários
  • Praça Lauro Wanderley – Av. Maurício Furtado – Oitizeiro
  • Praça Cristo Redentor – Rua Ten. Mota – Cristo Redentor
  • Praça do Castelo – Rua José Martins da Silva – Castelo Branco

Além dos 11 (onze) pontos de Internet gratuita, o Jampa Digital atende um trecho da orla, três espaços públicos (Estação Cabo Branco, Paço Municipal e Centro Administrativo Municipal) e mais 262 pontos distribuídos entre escolas, postos de saúde, hospitais e unidades administrativas da Prefeitura.

Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

Evento integrante da Semana Nacional de C&T, promovida pela Ministério de Ciência e Tecnologia, que tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

A intenção é proporcionar formas para que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações. Em nível nacional, as atividades que acontecem durante a Semana são variadas: feiras de ciência, concursos, gincanas, oficinas e palestras científicas; jornadas de iniciação científica; distribuição de cartilhas; exibição de filmes e vídeos científicos (Programa Ver Ciência); excursões científicas e demais eventos que integram a ciência.

Em João Pessoa o evento acontece no mês de outubro, por meio de ações desenvolvidas com os alunos e usuários das Estações Digitais mantidas pela Secitec. Durante todo o evento, os participantes apresentam trabalhos desenvolvidos por eles nos cursos oferecidos nos telecentros.