Inventario GEE

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMAM, apresenta os resultados do seu primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), tendo 2014 como ano de referência. O diagnóstico das emissões de GEE permite que os municípios compreendam seus perfis de emissões e entendam a abrangência de seu impacto no meio ambiente. Nesse sentido, o Inventário GEE é um documento indispensável para orientar a proposição de políticas, planos de ação e estratégias que contemplem medidas objetivas a serem adotadas para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Foi adotada a metodologia Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Escala da Comunidade (GPC – Global Protocol for Community-Scale), utilizando a abordagem BASIC, na qual são reportadas as emissões de GEE de fontes estacionárias, transporte e resíduos. Em relação aos setores, 62,61% das emissões do município são provenientes de energia estacionária, 23,10% de transporte e 14,29% pela geração de resíduos. Do setor de energia estacionária, a maior contribuição é de indústrias de geração de energia, correspondendo a 72,41% das emissões. Em transportes, 99,70% são provenientes do modal rodoviário.

Finalmente, em resíduos, 82,04% das emissões são provenientes de resíduos sólidos dispostos em aterro sanitário.
Este é um primeiro diagnóstico para permitir o início de um monitoramento das emissões da cidade. João Pessoa irá elaborar inventários de emissões de GEE anuais, construindo uma base histórica e permitindo o acompanhamento da evolução dessas emissões e sua mitigação.

Relatório Técnico 2014