Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã

O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã é um programa de qualificação de pessoas com idade entre 18 e 29 anos realizado por meio de convênio com o Governo Federal. O objetivo do projeto é aumentar as chances de emprego de jovens que estão fora do mercado de trabalho e do ensino superior.

João Pessoa já realizou duas edições do programa. A primeira aconteceu entre abril e dezembro de 2009 e formou 4.020 jovens em 16 cursos de qualificação profissional. Aproximadamente 30% deles foram inseridos no mundo do trabalho, ou seja, conseguiram emprego com carteira de trabalho assinada, estão atuando como autônomo ou abriram um negócio próprio.

A segunda edição ocorreu em 2011 e ofereceu seis mil vagas em cursos de qualificação em 19 áreas do mercado de trabalho

Inscrições

As inscrições no Projovem Trabalhador são feitas em datas pré-estabelecidas pela Secretaria do Trabalho, Produção e Renda. Podem participar jovens que morem em João Pessoa, tenham renda familiar de até meio salário mínimo per capita, estejam cursando o ensino fundamental ou médio ou que tenham concluído o ensino médio.

Não são aceitos alunos universitários ou que já possuam emprego com Carteira de Trabalho assinada. No ato da inscrição é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, carteira de trabalho, certificado de reservista e declaração da escola (para quem está estudando) ou certificado de conclusão do ensino médio.

Benefícios

Durante os seis meses de curso, os alunos receberão uma bolsa-auxílio de R$ 600 (divididos em seis parcelas de R$ 100), vale-transporte, lanche, material didático e fardamento.