Secretário de Saúde apresenta relatório COVID a vereadores em sessão ordinária online

Por Rebeka Paiva - em 770

O Secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, apresentou, no inicio da tarde desta quinta-feira (14), aos vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o relatório COVID-19. A apresentação aconteceu em sessão ordinária, a convite dos parlamentares, por videoconferência.

Durante a apresentação, o secretário explicou o plano de contingência da rede municipal de saúde para o enfrentamento da pandemia, além de dados epidemiológicos e assistenciais, dados de capacidade instalada e prestação de contas dos recursos repassados pelo Ministério da Saúde (MS) e da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

“Já temos uma prática, independente da pandemia, calcada na transparência onde sempre atendemos aos chamados da Câmara Municipal de João Pessoa e, nesse momento de pandemia não seria diferente. Diante do cenário que vivemos, precisamos mais ainda participar, ter transparência e apresentar dados e foi exatamente isso que fizemos. Apresentamos aos vereadores o nosso plano de contingência, que é muito dinâmico diante de diversas variáveis que encontramos devido à excepcionalidade da situação que vivemos”, explica Adalberto Fulgêncio.

Assistência – Desde o inicio da pandemia, a PMJP já anunciou diversas medidas, por meio de decretos, para o combate e prevenção ao novo coronavírus em diversas áreas.

Na saúde as ações incluem a obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade, criação de fluxo de atendimento, capacitação dos profissionais que atuam na rede básica de saúde, processo seletivo para contratação de profissionais de saúde e criação e ampliação de leitos para tratamento exclusivo de pacientes com a COVID-19.

Com a entrega do hospital Prontovida, João Pessoa passa a disponibilizar 212 leitos para o atendimento a casos do Coronavírus de média e alta complexidade.  Na rede municipal de saúde, além do novo hospital, os atendimentos a casos do novo Coronavírus são realizados no Hospital Santa Isabel, Hospital Infantil do Valentina, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Valentina e Cruz das Armas, Hospital São Luiz e, no Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Até o momento, mais de 250 profissionais de saúde já foram convocados pelo processo seletivo emergencial para enfrentamento à COVID-19. São médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos em enfermagem, em radiologia e de laboratório de análises clínicas, maqueiros, porteiros, agentes administrativos e outros profissionais.

Painel COVID-19 – Atualmente João Pessoa tem 1.451 casos confirmados do novo coronavírus espalhados em 58 bairros. Os bairros maior número de infectados são Mangabeira com 105 casos, Manaíra, 55 casos, e, Cristo Redentor, com 70 casos.

Até o momento, 663 pessoas já estão recuperadas, 54 foram a óbito devido a doença e 307 estão hospitalizados, com 143 pessoas internadas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, 856 casos foram descartados, mas existem 4.101 casos prováveis.

Monitoramento – os números da doença na Capital podem ser acompanhados pelo Painel COVID-19, uma plataforma da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através do link: https://bityli.com/njIfW . Os dados são atualizados diariamente e podem ser acessados por qualquer cidadão gratuitamente.

Pela plataforma é possível acompanhar o número de casos de contágio e mortes ocasionadas pela doença, além da Taxa de Isolamento Social, que está em 46,5%, abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

No Painel também é possível observar as taxas de incidência e de letalidade do vírus na Capital e a proporção de óbitos. A plataforma fornece ainda um mapa das internações, casos graves, moderados, bairros e casos notificados por faixa etária e sexo.