Secretaria de Saúde comemora dia do Idoso com Mostra de Talentos
Em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou a VII Mostra de Talentos da Pessoa Idosa, que visa a socialização cultural e de informações entre os idosos através de apresentações de músicas, danças, poesias e teatros.
O evento, que é realizado anualmente, tem como principais objetivos promover um envelhecimento ativo e saudável, com o aumento da autoestima e da ampliação da rede social dos idosos. Esse ano, a Mostra de Talentos homenageou a assistente social Maria Cabral Silva pelos serviços prestados a saúde da pessoa idosa.
De acordo com a coordenadora da área técnica da saúde do idoso, Irene Delgado, a Mostra potencializa práticas de saúde em direção a uma atenção integral pautada na humanização. “Queremos sensibilizar para questões que afetam a saúde e o bem-estar individual e coletivo dessas pessoas”, comentou.
A secretária de saúde do município, Mônica Rocha, destacou a importância das atividades. “Aqui estamos promovendo a saúde e o bem estar da população idosa, mas acima de tudo estamos exteriorizando talentos muitas vezes guardados”, frisou.
Os idosos que se apresentaram na Mostra de Talentos foram selecionados através de ações para descobrir talentos, realizadas em cada um dos cinco distritos sanitários da rede municipal de saúde da Capital. Esses talentos identificados representaram seus respectivos distritos sanitários na Mostra.
Gercina Lustosa, 82, foi um dos talentos apresentados na mostra. Há 17 anos ela participa de um grupo de danças regionais e se apresenta em diversas feiras e em outros estados. “Na dança eu encontro uma distração e é uma forma de exercitar meu corpo e minha mente” comentou.
Cerca de 700 pessoas participam anualmente deste evento, que já faz parte do calendário de ações promovidas durante a Semana Municipal do Idoso, em João Pessoa. A Mostra conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Conselho Municipal de Direitos do Idoso, Ministério Público e outros atores sociais.
Idosos – De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente em João Pessoa a população de idosos já chega a 83.118 habitantes. O Estatuto do Idoso destaca que uma pessoa é considerada idosa, e passa a ter acesso aos direitos assegurados, a partir dos 60 anos. No início do século passado, a expectativa de vida da população paraibana era de 33 anos. Atualmente, essa expectativa saltou para 74,9 anos.
Saúde do Idoso – A rede municipal de Saúde atende aos idosos por meio das 181 equipes de saúde da família (ESF), quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), três Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), três Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cepics), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi). Eles também recebem atendimento de órtese e prótese, realizado pelo Cais de Jaguaribe, além do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), assistência farmacêutica e de toda a rede hospitalar.
Também são oferecidas atividades físicas nas praças através do projeto João Pessoa Vida Saudável e grupos de convivência por meio das equipes de saúde da família. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência.
Semana Municipal do Idoso – A Semana Municipal do Idoso teve início na última quinta-feira (25) e segue até o dia 11 de outubro. Este ano, a ação comemora os ‘11 anos do Estatuto do Idoso’. Além da Mostra de Talentos, dentro da programação, será comemorado o aniversário de sete anos do (Caisi), localizado na Praça Caldas Brandão, anexo ao Hospital Santa Isabel. As atividades terão início nesta quarta-feira (1), às 14h, e seguem durante todo o dia. Serão realizadas palestras, oficinas e apresentações culturais.
Já nos dias 3 e 10 de outubro, o Centro de Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cpics) Equilíbrio do Ser, no bairro dos Bancários realiza, a partir das 14h, a oficina de práticas integrativas para a pessoa idosa. O Centro oferece aos usuários atendimentos individuais e práticas coletivas em medicina tradicional chinesa, acupuntura, craniopuntura, aurículoterapia, ventosa, moxabustão, tai chi chuan, homeopatia, fitoterapia, terapia floral, reiki, entre outras terapias.