Secretários se reúnem para traçar últimos detalhes do bloco Muriçocas do Miramar

Por - em 451

20150211_162447Tudo pronto para o desfile do bloco mais antigo do Folia de Rua, o Muriçocas do Miramar, na noite desta “quarta-feira de fogo” (11). Os últimos detalhes de um dos eventos mais tradicionais de João Pessoa foram discutidos na tarde desta quarta com representantes de diversas secretarias municipais. Além do ‘Muriçocas do Miramar’, também foram detalhados os esquemas para o bloco Cafuçu e para o Carnaval Tradição.

A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM). O secretário Hildevânio Macedo, que coordena a ação, esclareceu que todos os comerciantes informais cadastrados para trabalhar durante o ‘Folia de Rua’ foram orientados sobre a exigência de se garantir espaço para o trânsito de pedestres sobre as calçadas.

“O cumprimento da determinação é fiscalizado pelos agentes de controle urbano e alguns comerciantes foram notificados e tiveram que recuar o espaço para se adequarem as normas. A Sedurb, inclusive, vem intensificando as inspeções para evitar abusos por parte dos comerciantes informais. A mesma regra será estabelecida tanto no bloco Cafuçu, quanto nos polos e no Carnaval Tradição”, afirmou.

Para garantir a segurança dos foliões, a Sedurb irá disponibilizar novamente vários pontos de troca de garrafas de vidro por plástico. “Os agentes de controle urbano também estarão nas ruas durante os festejos fiscalizando o comércio informal. Importante lembrar que, quanto à segurança, estaremos em quatorze ruas trocando as garrafas de vidro por plástico”, disse Hildevânio Macedo.

Estiveram presentes na reunião os secretários de Turismo, Bruno Farias; de Meio Ambiente, Daniela Bandeira; de Comunicação, Marcos Vinícius; além de Lucius Fabiani, da Emlur; Maurício Burity, da Funjope; Roberto Pinto, da Semob; Coronel Marconi, da Guarda Civil Municipal; Leonardo Teles, da Procuradoria Geral do Município; Noé Estrela, da Defesa Civil; e representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

Segurança – As câmeras de segurança estarão operando ao longo da Via Folia durante toda a festa. São equipamentos com capacidade para girar 360º e alcance superior a 500m para monitorar o trânsito e contribuir com a segurança pública. Agentes de mobilidade, guardas civis municipais e policiais militares estarão monitorando toda a extensão da avenida, em contato com as equipes de campo por meio de rádio comunicação.

“A Central de Monitoramento estará em atividade e várias câmeras de segurança da Guarda Civil Municipal estarão monitorando possíveis incidentes. Estaremos em contato direto com as equipes e, dessa forma, poderemos agir com maior rapidez”, garantiu o comandante da Guarda Civil Municipal, coronel Marconi.

Trânsito – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa escalou 70 agentes de mobilidade que estarão nos pontos fixos de bloqueios definidos e em viaturas monitorando o entorno da área do evento. A partir das 17 horas, todo o entorno da concentração será bloqueado: Av. Tito Silva, Praça das Muriçocas e Avenida Epitácio Pessoa (sentido Centro-praia), onde estarão estacionados os trios elétricos.

Entre 18h e 19h, a Epitácio Pessoa (sentido praia-Centro), entre as avenidas Giácomo Porto e João Domingos, também será bloqueada. Com o aumento do fluxo de foliões, o bloqueio da Epitácio Pessoa se estenderá até a Avenida Paulino Pinto (ao lado do Mc Donalds), nos dois sentidos.

O penúltimo estágio do bloqueio será a interdição total da Avenida Epitácio Pessoa, sendo permitido apenas o seu cruzamento pela Avenida Professora Maria Sales (sentido Tambaú – Cabo Branco) e Avenida Marcionila da Conceição (sentido Cabo Branco-Tambaú).

Com o início do deslocamento do bloco, previsto para 21h, o último estágio de bloqueio ocorrerá com o isolamento total de toda a Via Folia, incluindo os cruzamentos.

A Rua Angelina Baltar (Rua do Capim) ao lado do supermercado Pão de Açúcar será bloqueada para o tráfego de veículos, servindo de estacionamento de viaturas da polícia, bombeiros, Samu, Semob, Guarda Municipal e outros órgãos.

Limpeza – A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) elaborou um esquema especial e designou, nesta quarta-feira (11), 78 agentes de limpeza para realizar serviços de capinação, pintura, varrição, coleta de lixo e coleta seletiva na Praça Tito Silva e na Avenida Epitácio Pessoa, locais de concentração e desfile do Bloco Muriçocas do Miramar.

De acordo com o cronograma de atividades, uma equipe formada por 40 agentes de limpeza vai estar em atividade durante o desfile do bloco e após a dispersão, coletando o lixo, que será encaminhado ao Aterro Sanitário, e resíduos recicláveis descartados pelos foliões, que será levado posteriormente aos Núcleos de Reciclagem da Emlur.

Saúde – O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento de qualquer doença e pode salvar vidas. No caso do HIV (vírus da imunodeficiência humana) não é diferente. É pensando nisto, que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará com diversas equipes de conscientização e distribuição de preservativos aos foliões.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão em três pontos diferentes da Via Folia: ao lado do Posto 99, no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar e na sede da Subprefeitura em Tambaú. Equipes de Motolância também estarão atuando até o término do evento, programado às duas horas da madrugada.

Muriçocas do Miramar – Completando 29 anos de avenida, o bloco Muriçocas do Miramar invade a “quarta-feira de fogo” trazendo, entre as atrações, Alceu Valença e Lucy Alves. Com o slogan “MuriçocAriano”, o bloco carnavalesco mais antigo da Paraíba presta este ano uma homenagem ao dramaturgo e escritor paraibano Ariano Suassuna.

A concentração começa às 19h, na Praça das Muriçocas, no Miramar, com o show do grupo Nação Maracahyba. A ala dos estandartes, que marca a saída do bloco, está programada para as 21h. Em seguida, Mestre Fuba sai em multidão cantando o clássico hino das Muriçocas, para dar largada ao desfile dos foliões, com destino à praia de Tambaú.

Este ano, a agremiação pretende valorizar e dar ainda mais espaço na avenida aos grupos de cultura popular, como tribos indígenas, orquestras de frevo, ala ursas, grupos de maracatu, escolas de samba, além de artistas que buscam fortalecer a cultura nordestina.