Sedec promove II Encontro de Formação entre professores alfabetizadores na Estação Cabo Branco

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Adriana CrisantoDSCN6492

“Avanços e desafios da alfabetização infantil”. Essa foi a pauta de discussão do II Encontro de Professores Alfabetizadores, promovido pela Secretaria de Educação do Município de João Pessoa, na manhã desta quinta-feira (17), no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O encontro é destinado aos educadores que atuam no ciclo de aprendizagem dos anos iniciais (1º, 2º e 3º ano) no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O encontro, que contou com cerca de 500 educadores, foi aberto pela secretária de Educação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Edilma Ferreira da Costa, e pela coordenadora local do PNAIC, Lucilene Santos. No evento, os professores e gestores educacionais discutiram sobre os problemas que passa a educação brasileira e os avanços dados na educação do município de João Pessoa na gestão do prefeito Luciano Cartaxo. Em especial foram avaliados o ciclo de formação do 1, 2 e 3 ano do ensino fundamental e médio.

A mesa de discussão contou a presença do professor Gilberto Cruz, a coordenadora adjunta da UFPB, Maria Azeredo a diretora do Cecapro Rose Marie, o gestor escolar Fernando Guimarães, a professora alfabetizadora Vanuza Mangueira e a professora Samara Wanderley.

A coordenadora do PNAIC, Lucilene Santos, comentou que o evento serviu para a discussão dos desafios e avanços alcançados com os três anos de atividade, além de traçar novas metas para o ano de 2016 no ramo da educação infantil. “Sabemos que os esforços na educação possuem uma grande demanda e são pesadas, mas sempre colhemos resultados muitos positivos com nosso trabalho”, disse Lucilene.

No encontro foi proposta, aos seus participantes, a apresentação e divulgação das práticas pedagógicas discutidas em sala de aula. Após a demonstração dos trabalhos realizados foi apresentado, também, a metodologia utilizada pela formação continuada, que segundo a coordenadora do PNAIC, Lucilene Santos, é dividida em ciclos, o que faz com que os alunos avancem os anos escolares (séries antigas) sem que aprendam de fato.

A coordenadora do PNAIC, Lucilene Santos, disse ainda que, antes, as formas de pensar educação nestas séries eram voltadas apenas para a teoria, mas hoje se observa de uma nova maneira, ou seja, trabalha-se o campo teórico e o prático por meio de atividades realizadas em sala de aula pelos professores e alunos.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa funciona em cima de 4 eixos. Em primeiro lugar é desenvolvido o sistema de escrita alfabética, depois o aluno entra em outro processo que é o de desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos.DSCN6481

Logo após o segundo estágio é repassado às crianças o conhecimento oriundo das diferentes áreas, sendo apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade e por fim, a ludicidade e o cuidado no processo de condicionamento básico nos processos de ensino e de aprendizagem.

A secretária de Educação, Edilma Ferreira da Costa, disse que esse é um momento de encerramento do ciclo, mas também de autoavaliação, porque todo o processo não depende somente do professor, ou seja, envolve um grande contexto e uma série de conquistas na educação infantil em nosso município.

Sobre o PNAIC – é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Adesão – A Prefeitura de João Pessoa aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em 2012, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), que tem compromisso formal com estados e municípios de todo o país.