Sedec realiza formação continuada para gestores pedagógicos e supervisores

Por Carolina Queiroz - em 654

Os gestores pedagógicos e supervisores da rede municipal de ensino passaram por mais uma etapa de formação dentro do Programa Geração Alfabetizada, nesta terça (6) e quarta-feira (7), no auditório do Centro Administrativo Municipal. O programa é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), com o objetivo de garantir a alfabetização das crianças na idade certa.

O ciclo de formação que integra o programa Geração Alfabetizada teve início no mês de abril deste ano, com um diagnóstico científico do nível de aprendizado das crianças do 2° ano (ano referência do ciclo de alfabetização) e do 5° ano (ano final do ciclo).

Os alunos realizaram provas de leitura, português e matemática para verificar os níveis de leitura e rendimento, e o resultado serviu de base para as formações que estão sendo realizadas junto aos professores. Além da capacitação, o projeto prevê também o monitoramento dos resultados.

“Essa formação com os diretores pedagógicos e especialistas faz parte das estratégias do projeto Geração Alfabetização, que tem como foco o rendimento escolar das nossas crianças. Portanto é necessário reforçar que nesse momento estamos trabalhando várias estratégias para garantir que as nossas crianças sejam alfabetizadas na idade certa.”, afirmou a secretária de Educação, Edilma da Costa Freire.

 Geração Alfabetizada – O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), por meio da Diretoria de Gestão Curricular (DGC). O objetivo é sensibilizar os alunos acerca da importância do estudo da literatura infantil, utilizando métodos e técnicas que envolvam a leitura e a escrita de maneira lúdica, bem como o fortalecimento do processo de letramento no ciclo de alfabetização.

O projeto também busca despertar o gosto pela leitura, promover momentos de interação entre os alunos através das histórias contadas, realizar leituras visuais através de gravuras, além de oferecer subsídios para que, ao término do ciclo de alfabetização, o aluno possa ler, escrever e interpretar textos, estimular a oralidade e a escrita.

O programa Geração Alfabetizada trabalha de forma integrada todas as disciplinas e demais áreas do conhecimento de maneira contextualizada, sendo o ato de ler e escrever o foco das atividades principais. A meta é conseguir que os alunos, através do incentivo à leitura bem como a criação do hábito de ouvir as histórias, saibam recontá-las e interpretá-las com coerência.