Sedes atualiza cadastro de entidades beneficiadas pelo Banco de Alimentos
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), se reuniu com 113 entidades sociais beneficiadas pelo Banco de Alimentos, para informar sobre o início da atualização dos cadastros pela Diretoria de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan). A reunião foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, na tarde desta terça-feira (23).
Atualmente o Banco de Alimentos conta com 113 entidades beneficiadas e aproximadamente 64.538 pessoas assistidas. A atualização das entidades visa à inserção de novas famílias no atendimento e a melhoria no processo do armazenamento dos gêneros alimentícios.
A reunião foi conduzida pela diretora da Dessan, Lúcia Silva e contou com a participação do secretário adjunto da Sedes, Joubert Fonseca. Também participaram as coordenadoras de Segurança Alimentar e Nutricional e do PAA da Agricultura Familiar, Helen de Fátima e Ana Patrícia de Almeida, respectivamente.
Na ocasião foram discutidos diversos pontos para a melhoria da política da Segurança Alimentar e Nutricional da PMJP. “Esse é o momento de aproximação da gestão com as entidades para reafirmação das parcerias com o objetivo de reestruturar toda a política da segurança alimentar e nutricional”, informou Lúcia Silva.
Transparência – O secretário adjunto Joubert Fonseca lembrou do compromisso do prefeito Luciano Cartaxo em se aproximar cada vez mais e estabelecer o diálogo com as entidades parceiras da gestão. “A reunião com as 113 entidades do Banco de Alimentos reafirmou a abertura do diálogo e a forma transparente como vem sendo conduzido o convênio Prefeitura e o Governo Federal”, afirmou.
Propostas – Ao final da reunião as equipes da Dessan e as entidades definiram a realização de um seminário sobre segurança alimentar e nutricional dentro do Plano de Trabalho do Banco de Alimentos no exercício 2013.
As entidades pediram o apoio da Prefeitura Municipal na concessão do transporte dos gêneros alimentícios, em especial para aquelas que não têm condições de sua viabilização. Também pediram a realização de uma capacitação na elaboração de projetos junto ao Governo Federal com vistas à sua autonomia financeira.
Outro pleito é que sejam contempladas com ações de outras secretarias municipais, com prioridade nas áreas da Saúde, Educação, Meio Ambiente e Infraestrutura.