Sedes certifica alunos entre 16 e 50 anos no curso de marcenaria básica

Por - em 424

Hellen Nascimento

“Minha vida ganhou um novo sentido. Voltei a me sentir útil e me reencontrei nas aulas de marcenaria”. Foi assim que Carlos Fábio Bezerra Barbosa,  46 anos, comerciário sob licença médica declarou na tarde desta quarta-feira (16), durante a entrega de certificados do Curso de Marcenaria Básica, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O curso que teve início em março deste ano, com duração de nove meses, capacitou 24 alunos com carga horária de 60 horas. A faixa etária dos alunos foi de 16 a 50 anos. O curso foi voltado prioritariamente para os beneficiários do Bolsa Família, programa do Governo Federal.

“Em 2013 passei por um grave problema de saúde em que precisei amputar minha perna esquerda. Desde então estava sem estímulo e perspectiva. Conversando com um amigo que já havia feito o curso e elogio o trabalho desenvolvido nas oficinas, decidi procurar a Sedes e hoje tenho uma nova perspectiva de vida. O curso além de me capacitar, também resgatou minha autoestima, já que desde estava parado desde a doença”, comemorou José Carlos.

Todos os móveis produzidos pelos alunos no decorrer do curso foram destinados às casas de acolhida da Sedes e aos Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) da Secretaria de Educação (Sedec), além de também serem utilizados na própria sede da Sedes. O curso também contou com o apoio da Sedec e da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

Novas turmas – Já estão abertas as inscrições para novas turmas do Curso de Marcenaria Básica através da Diretoria de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan). O número de vagas é limitado. Serão disponibilizadas 24 vagas, sendo 12 para o turno da manhã e 12 para a tarde. Com carga horária de 570 horas aula. O curso terá duração de 10 meses e após o término o aluno concluinte sairá apto a trabalhar por conta própria ou para se colocar no mercado de trabalho.

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente na própria Marcenaria, localizada na Avenida Santa Bárbara , S/N, Jardim Cidade Universitária.

Mercado de trabalho – Já para o próximo ano, a Sedes irá consolidar um termo de  parceria com a Associação dos Fabricantes de Móveis da Paraíba (AMAP) na criação de um campo de estágio para os alunos selecionados no Curso de Marcenaria Básica edital 2016, onde os alunos serão capacitados tanto na fabricação quanto na montagem de móveis.