Sedes e CMAS abrem a Conferência Municipal da Assistência Social

Por - em 433

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), abriu, nesta terça-feira (30,) a IX Conferência Municipal da Assistência Social, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, na Avenida Epitácio Pessoa. O evento foi aberto pela secretária do Desenvolvimento Social, Marta Moura, e a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Dalnes Gondim.

Na solenidade de abertura, a secretaria Marta Moura lembrou a importância do momento histórico que atravessa o país para se estabelecer a construção de uma política da assistência social plena e efetiva na cidade de João Pessoa. O evento vai discutir e definir ainda, nesta quarta-feira (31), as metas dentro do tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”.

“Precisamos construir a política de forma efetiva e consolidadora, que venha romper os padrões do passado, implantar a assistência social como cidadania e não como um favor e evidenciar o compromisso para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas”, destacou a secretária.

O secretário da Transparência Pública, Eder Dantas destacou que a assistência social é um direito de todos e tem que ser efetivada de forma inclusiva.

“Reconhecemos que embora tenha havido avanços, é necessário se construir uma política na base da solidariedade e do diálogo para se garantir o verdadeiro desenvolvimento”, disse. Ele lembrou que o governo Luciano Cartaxo tem se antecipado para dialogar com a sociedade com o compromisso de qualificar o profissional de forma a garantir ao cidadão um serviço público de qualidade.

O conselheiro Anderson Miranda, que veio para a conferência discutir o programa de co-financiamento do SUAS, afirmou que está representando o usuário da assistência social. “Vim trazer a abertura do co-financiamento para a construção dessa política, que não pode faltar recursos, não pode faltar rubrica e tem que ser agenda de todos os poderes”, destacou.

Para ele, é o momento de se cobrar um maior orçamento para a assistência social. “O processo de conferências sociais deve ser realizado de forma a fortalecer o compromisso e a responsabilidade com o sócio assistencial”, admitiu.

Após a solenidade de abertura oficial da Conferência, foi realizada a votação do Regimento Interno do evento, com a participação do corpo de delegados governamentais e não governamentais e da sociedade civil. As atividades foram concluídas às 18h com um coquetel de encerramento.

A solenidade de abertura contou com a participação do secretario da Transparência Pública, Eder Dantas, que representou o prefeito Luciano Cartaxo, a secretária estadual do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, do conselheiro Nacional da Assistência Social, Anderson Miranda, do Promotor Público Valberto Lira, da primeira dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo; políticos, auxiliares do governo municipal, representantes de entidades civis e não governamentais e trabalhadores da gestão municipal.

Programação – O evento continua nesta quarta-feira (31), a partir das 8h30, com uma apresentação cultural de acolhimento. Às 9h15, a secretária Marta Moura vai ministrar uma palestra sobre os Avanços e Desafios do SUAS em João Pessoa.

Às 10h, a mestra em Serviço Social, Márcia Emília Rodrigues Neves, da Universidade Federal da Paraíba, vai proferir palestra sobre “Gestão dos Benefícios do SUAS”. A coordenação da Mesa ficará sob a responsabilidade da conselheira Governamental do CMAS, Dandara Batista Correia.

À tarde, a partir das 14h, serão formados os Grupos Temáticos que discutirão seis Eixos em cima do tema central da Conferência. Os trabalhos dos GTs continuam na quinta-feira (1º), a partir das 8h30, ocasião que serão sistematizadas as propostas, moções e aprovações para serem

encaminhadas para a Plenária Final do evento, que irá aprovar e deliberar a IX Conferência Municipal para encaminhar para a Conferência Estadual,  prevista para o mês de outubro próximo.