Sedes e Comped abrem Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência em João Pessoa

Por - em 772

Fátima Sousa1ºConade_sedes_foto_CornélioFelipe (25)

A programação da 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência se encerra às 17h deste sábado (24). Aberta na tarde desta sexta-feira (23), no auditório do Serviço Nacional do Comércio (Senac), o evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sede) e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência( Comped), vem discutindo a construção de políticas públicas no município de João Pessoa para implementação nos próximos anos dentro da temática dos direitos humanos.

Durante estes dois dias, cerca de 150 participantes estão realizando mesas redondas, palestras, plenárias e discussões em grupo, com vistas à deliberação de propostas com base na avaliação local e construção das políticas públicas da pessoa com deficiência de João Pessoa.

O secretário adjunto da Sedes, Joubert Fonseca, falou sobre a importância do momento durante a solenidade de abertura do evento. “Essa é a oportunidade de se refletir os avanços e pactuar idéias para fortalecer as políticas da pessoa com deficiência d cidade. São necessárias parcerias para planejar, executar e potencializar essas políticas”, conclamou.

O presidente do Conade, Ricardo Leandro também avaliou o momento como de fundamental importância para a construção, de forma integrada, de políticas inclusivas para a capital. “Serão deliberadas conjuntamente, novas propostas para a criação de políticas inclusivas entre a sociedade civil e as instituições governamentais”, afirmou.

Carolina Vieira, representante da Associação de Deficientes e Familiares – (Asdef), está otimista com relação ao final da Conferência. “Enquanto instituição também queremos reafirmar e congregar os espaços de controle social e de escuta. Nesse espaço temos condições de dizer como queremos a política, o planejamento e sua execução”, afirmou.

Ela reconhece que a política da pessoa com deficiência sofreu avanços a partir do Plano Nacional “Viver Sem Limites”. “Foi um salto amplo, mas ainda estamos devagar se comparado a outros países. Os gestores tem que pactuar para que a política seja realmente executada”, sentenciou.

Os debates estão subdivididos em três Eixos: I – Identidade de Gênero e raça, diversidade sexual e geracional – Eixo II – Órgãos gestores e de instâncias de participação social e o Eixo III –Interação entre os Poderes Federados.

Abertura – A programação cultural da solenidade de abertura contou com a participação de grupos de danças do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda, da Escola Pestalozzi e da Associação de Pais e Amigos da Pessoa com Deficiência (APAE). Em seguida foi realizada a Confrência Magna.

Entre outras autoridades, estavam presentes, o secretário de Articulação Política Adalberto Fungêncio, que representou o prefeito Luciano Cartaxo, o vereador Ubiratan (Bira), representando a Câmara Municipal, Simone Padrão, da Funad, o vereador Santino, a coordenadora do Centro- Dia e vice-presidente da Comped, Cibelle Almeida, demais instituições de pessoas com deficiência de João Pessoa e seus familiares, além de servidores de várias secretarias municipais, sobretudo da Sedes.

Confira a Programação deste sábado:

SÁBADO 24/10

MANHÃ

9:00h – 9:30h Acolhida (Apresentação Cultural)

9:30h- Grupos Temáticos. Discussão dos Eixos

EIXO 1- Gênero, raça e Etnia, Diversidades Sexual e Geracional

Facilitadores: Janyely Macêdo e Aylla Milanez

Coordenação: Carolina Vieira

EIXO 2 – Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social

Facilitadores: Zuleide Pereira

Coordenação: Cibelle Nara

EIXO 3-A interação entre os Poderes e os entes federados:

Facilitadores:       Genézio Fernandes

Coordenação: Suzi Belarmino

12:30 – 14:00h Almoço