Sedes e Emlur promovem a 1ª Conferência Temática Sobre Resíduos
A reciclagem dos resíduos sólidos, a economia solidária e o desenvolvimento sustentável de centenas de catadores de João Pessoa, serão temas da 1ª Conferência Temática Sobre Resíduos, aberta nesta quinta-feira (3), às 18h30, pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), no Centro de Capacitação dos Professores do Município (Cecapro), na Avenida Beira Rio.
O tema central da Conferência livre será “Política Nacional de Resíduos Sólidos e Inclusão Sócio-produtiva dos Catadores/as de Materiais Recicláveis na Perspectiva da Economia Solidária”. Atualmente João Pessoa tem uma média de 100 catadores em associativismo e cerca de 300 em situação informal.
O evento conta com o apoio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Pública (Emlur), responsável pelo Plano Municipal de Resíduos Sólidos, do Conselho Municipal de Economia Solidária, além das entidades de catadores de material reciclado de João Pessoa.
A secretária do Desenvolvimento Social, Marta Moura, considerou de grande importância à realização do evento, que vai viabilizar as diretrizes especiais dos Catadores que servirão como subsídios para a III Conferência Territorial de Economia Solidária, prevista para o mês de maio próximo.
Ela lembrou que a realização da Conferência Temática vem atender uma proposta das entidades de catadores de João Pessoa, que foi encaminhada para o Conselho Municipal de Economia Solidária. “Após a deliberação do Conselho, concluímos pela viabilização do evento no município de João Pessoa, porque está no contexto da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária, na perspectiva do desenvolvimento sustentável desta categoria”, assinalou.
O Superintendente da Emlur, Anselmo Castilho, também destacou a importância do evento e o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa. “A Emlur vem contribuindo com a política para os catadores, inclusive lançou recentemente o projeto ‘Limpinho 3R’, onde tem aumentado à produção de forma substancial. Vamos participar do evento para ajustar políticas articuladas no município que favoreça a destinação final desses resíduos que devem ser reutilizados”, ressaltou.
O secretário adjunto da Sedes, Joubert Fonseca, avaliou que a gestão municipal está apoiando mais uma vez uma iniciativa dentro da Política da Economia Solidária, na perspectiva de participação e diálogo com os movimentos organizados.
“Nossa proposta é incentivar o desenvolvimento dos movimentos sociais através do debate amplo, com propostas de organização de cooperativas para que através do poder público, elas possam ser potencializadas dentro da cidade de João pessoa”, afirmou.
Catadores – O presidente da Associação de Catadores de Reciclagem de João Pessoa (Ascare/JP), Kelson Galdino dos Santos, considerou de grande importância a realização do evento para a categoria de catadores. “Além da nossa apresentação junto à sociedade, à Conferência também vai nos capacitar e mostrar o reconhecimento do nosso trabalho no contexto do mundo da reciclagem”, considerou.
Ele evidenciou que a luta da categoria de catadores tem contribuído, inclusive, para o reconhecimento da própria categoria. “Tudo que somos hoje foi conquistado através de muito trabalho e muito esforço. Nossa categoria foi sempre muito marginalizada. Queremos mostrar que somos instrumento de benefício social, humano e ambiental”.
Na Conferência estarão presentes, além da Ascare/JP, a Associação de Catadores de Material Reciclado (Astamare), a Catadores de João Pessoa (Catajampa), o Projeto Acordo Verde e a Associação de Paratibe (Acapar).
Organização – Na Paraíba, a organização com vistas à 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária, está se dando através de etapas territoriais: além da Conferência Temática do Município de João Pessoa, haverá a etapa Territorial da Zona da Mata e a Estadual, em maio próximo.
Programação:
Abertura – 18h30 – Atividade cultural – Batecumlata
– Composição da mesa:
– Prefeito Luciano Cartaxo;
– Secretária Marta Moura;
– Representante do Conselho Municipal de Economia Solidária;
-Representante dos catadores – Sr. Kelson Galdino
– Representante do Fórum Estadual de Economia solidária – Sra. Lucilene Martins
19h30 – Palestras
– Representante dos Catadores – Kelson Galdino
– Lucilene Martins – representante do Fórum Estadual de Economia Solidária
– Anselmo Castilho – superintendente da Emlur