Sedes e ONGs consolidam planejamento da Proteção Básica para 2015

Por - em 519

As metas e ações dos programas e serviços da área de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa foram consolidadas durante o encerramento do planejamento/2015. O encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira (14), no Centro de Juventude de Gramame (CEJUB), e reuniu cerca de 400 técnicos do Serviço Único da Assistência Social (Suas) e Organizações Não-Governamentais (ONGs) parceiras.

Cízia Romeu, coordenadora da Proteção Social Básica (PSB), ressaltou que pela primeira vez foi construído o planejamento de forma coletiva, democrática e participativa. “O poder público e as organizações da sociedade civil reunidos com muita disposição. Construímos um planejamento qualificado que irá atender as necessidades básicas das famílias usuárias da política da assistência social do município de João Pessoa”, afirmou.

O planejamento 2015, conforme explicou Cízia Romeu, foi construído com base nas metas de pactuação nacional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). “Também foram levadas em conta as demandas das audiências do Orçamento Participativo e as metas prioritárias da gestão municipal da assistência social”, destacou.

A Proteção Social Básica, executada pela Diretoria da Assistência Social (DAS), envolve os Programas Bolsa Família, Bolsa Universitária, Centros de Referência da Assistência Social, equipes dos Programas do Serviço de Proteção Integral à Família (PAIF) e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigos PETI e Projovem Adolescente), Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Programa Nacional de Acesso ao Serviço Técnico e Emprego (Pronatec) e o Programa de Atenção à Pessoa Idosa (Papi).

Acolhimento – A abertura do evento contou com a apresentação de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos assistidos pela ONG Escola Olho Vivo do Tempo (Evotre). Foram momentos de integração e atividades de relaxamento ministradas pelos oficineiros de esporte, cultura e arte.

Além das equipes das unidades públicas, participaram as ONGs Arca Associação, Escola Olho Vivo do Tempo e o Projeto Beira da Linha, onde realizam serviços de convivência.

Atualmente, a PMJP dispõe de 374 técnicos do Suas na Proteção Social Básica.