Sedes e Pronatec entregam certificado de Curso para mulheres da Comunidade Tito Silva
Fátima Sousa
Montar seu próprio salão de beleza e conquistar a independência financeira. Esse é o sonho da jovem Cibele Sousa Araújo. Ela faz parte da turma concluinte do Curso de Agente Desenvolvimento Cooperativista do Projeto Mulheres Mil Pronatec (Programa Nacional de Acesso Ao Ensino Tecnológico). A solenidade de entrega dos certificados ocorreu às 19h, nesta sexta-feira (17), na Associação dos Moradores da Comunidade Tito Silva, em Miramar.
O curso foi realizado através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Colégio Agrícola Dom Augustinho Ilkas, ligado à Universidade Federal Rural de Pernambuco ( Codai/UFPE).
O curso de formação inicial e continuada deu chance para 15 jovens da comunidade se prepararem para o mercado de trabalho. Kalina Guerra, coordenadora do Pronatec na Sedes, destacou a importância do curso. “Com o certificado de qualificação nas mãos, elas terão muito mais chance de vencerem a concorrência do mercado”, admitiu. O curso teve a duração de três meses e foi realizado na sede da associação.
A jovem Cibele Sousa Araújo está bastante otimista. “Gostei muito desta oportunidade. O curso me ajudou muito a trabalhar em equipe. Quero a partir de agora conseguir um bom emprego e quem sabe, abrir o meu próprio negócio”, destacou.
Mulheres Mil – O programa foi implantado pelo governo federal, através do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de promover a inclusão social e econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade, a fim de permitir a melhoria do seu potencial de mão de obra, bem como as suas vidas e de suas famílias.