Sedes elabora plano de ação intersetorial ‘Eu Existo’
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou nessa quinta-feira (25) uma reunião para se pensar uma nova ação integrada em virtude da população em situação de rua. A ação intersetorial consolidará um trabalho de abordagem, triagem e sensibilização com os moradores de rua, iniciado nesse ano no mês de janeiro no Largo Da gameleira, na Praia de Tambaú.
A reunião que ocorreu no gabinete da Sedes contou a presença do Secretário Adjunto, Joubert Fonseca e o Grupo de Trabalho (GT), formado pela Companhia Especializada em Apoio ao Turista (CEATur), pela secretária de Saúde (SMS), Educação (Sedec), Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).
Também esteve presente o Procurador de justiça, Dr. Valberto Lira que veio referendar a ação e não deixou de evidencar a importância da continuidade do trabalho, “Temos alcançado resultados positivos no que se refere a levar cidadania para pessoas em situação de rua, que se encontram em total vulnerabilidade social. No entanto, juntos em função da parceria estabelecida entre o ministério e os poderes públicos municipais podemos fazer ainda mais”.
A ação “EU EXISTO” realizada anteriormente foram alcançados mais de 50 moradores, dos quais, 45 foram convencidos a ir para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), na Rua 13 de Maio, no Centro da Capital, para participar de atividades de conscientização. Deste total, oito foram encaminhados, a pedido, para permanência na Casa de Acolhida Adulta.
De acordo com os levantamentos preliminares da Sedes, João Pessoa tem hoje cerca de 80 a 100 moradores de rua e na rua. O Centro POP, unidade da Sedes que recebe essa população, atende uma média de 17 a 25 pessoas por dia. No total, são 259 moradores cadastrados na casa.
Segundo Joubert Fonseca, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, vem trabalhando na perspectiva de fortalecer a rede de assistência social na tentativa de se construir alternativas para população em situação de rua.
Para o Capitão Onierbeth da CEATur, a integração e interação entre os órgãos que visam minimizar as demandas da população, sobre tudo da população em situação de rua faz requerer ainda mais dos governos, independente da esfera política, cuidados para que os direitos constitucionais desse público sejam alcançados.