Sedes entrega certificados do curso de ‘Culinária Regional e Geração de Renda’
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através da Diretoria de Economia Solidaria e Segurança Alimentar (Dessan), realizou, nesta quarta-feira (18), a entrega de certificados para os alunos do curso de “Culinária Regional e Geração de Renda”, ministrados nas cinco Cozinhas Comunitárias do município de João Pessoa. O evento aconteceu no Grêmio Recreativo do Centro Administrativo Municipal, em Agua Fria.
Cada Cozinha Comunitária ofereceu um curso especializado em um produto regional. Na unidade do Timbó a especialidade foi o milho, na do Bela Vista, Cristo Redentor, a especialidade foi a macacheira; na do Taipa, o produto escolhido foi o gerimum, a Cozinha Comunitária do Bairro dos Novais ofereceu o curso especializado em abacaxi e na Cozinha do Gervázio Maia a especialidade foi a Batata Doce. Cada curso teve a carga horária de 15h.
“É uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho formal, isso melhora a autoestima das pessoas, um curso de curta duração que deu excelentes resultados pois, a partir do curso elas se articularam e passaram a atuar, gerando renda para suas famílias e levando também benefícios para as suas comunidades” ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social, Marta Moura.
Ao término de cada curso, grupos se formaram para empreender em suas comunidades o que aprenderam e passaram a participar da Feira de Economia Solidária, que acontece mensalmente na Praça da Paz, Bancários.
Para Patricia Cristina da Silva, do grupo Flor de Lis, que nasceu do curso oferecido na Cozinha Comunitária do Bela Vista, no Cristo Redentor, a experiência tem sido muito boa. “Já estamos colocando em prática o que aprendemos, formamos nosso grupo, estamos produzindo e vendendo, para nós é um começo muito bom porque, do curso nasceu a oportunidade de gerar renda e já estamos ansiosas por novos cursos”, concluiu.
Maria das Graças Bellinati, nutricionista e orientadora das aulas práticas, ressaltou a importância do curso de Culinária Regional utilizando produtos de baixo custo. “As pessoas que participaram dos cursos, são usuárias das Cozinhas Comunitárias, a maioria beneficiárias do Bolsa Família. Os cursos utilizaram de produtos naturais e que possibilitassem a produção de baixo custo para que as alunas pudessem fazer na própria casa, com maior facilidade, e depois vender para o público.”