Sedes festeja Dia do Estudante com beneficiados do Bolsa Universitária

Por - em 497

Fátima Sousa

Sedes de Estudantes -CornelioFelipe 079Com uma palestra sob o tema “A Rede Socioassistencial na Garantia dos Direitos”, a Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), comemorou o Dia do Estudante com os beneficiários do Programa Bolsa Universitária. O evento foi realizando nesta terça-feira (11), no auditório da Estação Cabo Branco –Ciências, Cultura e Artes, no Altiplano.

Mariângela França, coordenadora do Programa Bolsa Universitária lembrou que o momento foi de acolhimento para os novos e antigos beneficiários. “Achamos importante comemorar a data levando conhecimento sobre os serviços oferecidos pela gestão municipal, além de proporcionar uma tarde de integração e confraternização com os nossos usuários”, destacou Mariângela.

A coordenadora da Atenção Social Básica, Cízia Romeu, expôs para os presentes todos os serviços oferecidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e os Creas, mostrando os acessos e a sua importância para a comunidade. “Nosso trabalho hoje é mudar a visão da assistência colocando à disposição do cidadão uma rede social nos territórios, que ele possa acessá-la dentro de suas necessidades e sob os critérios do Sistema Único da Assistência Social (Suas)”.

Novidade – A estudante Jéssica dos Santos, aluna de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), considerou o momento muito especial. “Estou chegando agora e achei muito interessante essa acolhida, essa preocupação da coordenação em mostrar outros serviços que temos direito. Muitos não conhecem, por isso é muito legal mais divulgação”, disse.

Ao final, os estudantes participaram de sorteios de brindes e outras atividades. O evento contou com a participação de estudantes, familiares, convidados e demais servidores da Diretoria da Assistência Social (Das), da Sedes.Sedes de Estudantes -CornelioFelipe 089

Bolsa Universitária – Criado há 6 anos e executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Programa Bolsa Universitária é um subsídio garantido pela gestão municipal. Este visa custear o material necessário ao aluno em situação de vulnerabilidade social durante a jornada universitária. Cinco por cento das vagas são destinadas a pessoas com deficiência, o equivalente a seis benefícios.

O valor da Bolsa Universitária é de R$ 262,66, referente a 1/3 do valor do salário mínimo, para a família que não recebe o Bolsa Família, e de R$ 131,33, referente a 1/6 do valor do salário mínimo para os beneficiários do programa. “O aluno que obtiver reprovação na faculdade, terá redução em 5% do benefício por cada disciplina perdida”, explicou Sandro Silva, presidente da Comissão do Programa Bolsa Universitária.