Sedes inicia formação dos 300 beneficiados do Projovem Adolescente

Por - em 328

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa inicia, nesta terça-feira (6), a formação para os cerca de 300 jovens inscritos para o exercício 2014 do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -Projovem Adolescente 15/17 anos. As aulas serão ministradas nas terças e quintas-feiras, nos turnos da manhã e tarde, na sede do próprio serviço,  localizada na Rua Engenheiro Leonardo Arco Verde, 250, Jaguaribe.

O coordenador do programa, Lázaro Joaquim, explicou que nesta formação é desenvolvido um conjunto de conteúdos teóricos e práticos através de dinâmicas e atividades referentes a três dimensões: Conhecimento sobre o mundo do trabalho, Comunicação e o Projeto de Orientação Profissional (POP). “A dimensão mundo do trabalho visa construir e reconstruir saberes inerentes a área, em suas variadas dimensões, a partir de seus próprios saberes e vivências. Já a comunicação tem como finalidade aprimorar a linguagem oral e escrita”, informou.

A psicóloga Viviane Gonçalves de Menezes, da equipe de formação, disse que, com relação ao aprimoramento da linguagem oral e escrita, foi lançado pelo programa, no ano passado, o projeto Pró-Leitura: Prazer em Ler. “Nesta segunda edição, o projeto visa despertar os adolescentes para a compreensão da leitura como meio de apreender a realidade e nela intervir, como condição para o desenvolvimento de competências e habilidades relativas à realização de atividades de trabalho escolares, sociais e culturais”, destaca.

A última etapa da formação é o Projeto de Orientação Profissional, que busca orientar as escolhas dos jovens. “Nesta etapa é incentivado o autoconhecimento das aptidões, ampliando os horizontes para a sua inserção no mundo do trabalho”, afirma Lázaro.

Turmas – Cada turma será formada por 80 jovens advindos de 14 bairros de João Pessoa: Cristo Redentor, Rangel, Valentina Figueiredo, Gramame, Mangabeira, Mandacaru, Padre Zé, Bessa, São José, Alto do Mateus, Ilha do Bispo, Cruz das Armas, Funcionários I e Jaguaribe.

A formação se encerra no mês de dezembro, com o encaminhamento dos jovens que mais se destacaram ao Programa Jovem Aprendiz. Além da psicóloga Viviane Gonçalves de Menezes e o apoio de Lázaro Joaquim, a formação conta com a técnica Wanessa Roberta.

Para mais informações, o telefone do contato do serviço é o 3214-3709.