Sedes promove caminhada com mulheres usuárias dos Cras nesta sexta
Fátima Sousa
O fim da violência contra a mulher, mais respeito e dignidade. Esses serão alguns dos temas lembrados na Caminhada da Mulher, que deve reunir mais de 300 pessoas na tarde desta sexta-feira, 11, no bairro de Mandacaru. A concentração será às 14h, em frente ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras), na Rua Professor Alfredo de Ataíde, Alto do Céu (vizinho à UPF Mandacaru).
O evento faz parte do calendário temático organizado pela Proteção Social Básica (PSB), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A meta é reunir usuárias e demais familiares acolhidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD).
Cízia Romeu, coordenadora da PSB, disse que a Caminhada será integrada com usuárias dos Cras de Mandacaru, Gramame, Padre Zé, São José e Mangabeira, além do CRMIPD. Segundo ela, a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher ocorre durante todo o mês de março nos Cras por meio de ações/atividades, desde a promoção do empoderamento feminino ao enfrentamento da violência contra a mulher.
“Entendemos que a desconstrução da cultura machista e sexista é gradual e que é um compromisso de todos nós enquanto gestão municipal, à proteção à mulher tendo como objetivo maior alcançarmos uma cultura de paz para o conjunto da sociedade”, destacou.
Programação continua – A programação teve início no dia 1º de março com a realização de passeios, palestras, reuniões e rodas de conversas nas unidades do Cras, com a participação de mães integrantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Foram abordados temas ligados à violência, autoestima e o empoderamento da mulher no contexto social.
Confira a programação de outras atividades:
Cras Padre Zé:
15/03/ – 14h – Oficina: Mulher e Seus Direitos – Facilitada pela Orientadora Social do SCFV;
17/03/– 14h – Oficina de Autoestima – Terapia holística / em parceria com a Secretaria das Mulheres da PMJP;
22/03- 14h- Palestra: Mulher Corpo, Mente e Alma – em parceria com as equipes da Unidade Básica de Saúde da Família Viver Bem;
24/03 – 14h – Tarde Recreativa para mulheres – em parceria com o educador físico Manoel Silvino do Nascimento – UBSF Viver Bem;
29/03 – 14h -Tarde Dançante/Anos 60 – Grupo Vida Ativa (60 anos em diante) – Local – Cras Padre Zé.;
31/03 – 14h – Tarde dançante – Anos 60/Chá da Tarde – Grupo Jesus de Nazaré (60 anos em diante) – local – CRC do Roger;
Cras Róger
14/15/21/03 – 8h30 – Momento da beleza no CRC – 10 mulheres sorteadas (em parceria com o CRC, que está promovendo curso de corte e escova);
23/03 – 13h30 – Prática Integrada de Apresentações Artísticas e Culturais, com os usuários do SCFV e seus familiares, em homenagem ao dia da mulher. Será realizado no Centro de Convivência
CRAS Cruz das Armas
14/15/16/ – 8h30 – Momento da beleza no CRC – 10 mulheres sorteadas (em parceria com o CRC, que está promovendo curso de corte e escova)
21/03 – 13h30 – Prática Integrada de Apresentações Artísticas e Culturais, com familiares, em homenagem ao dia da mulher.
Será realizado no Centro de Convivência com usuários do SCFV e seus familiares
CRAS Gramame
– Distrito Sanitário da área com ações de saúde, entre outros.
CRAS Ilha do Bispo
22/03 – 9h – Palestra com o Centro de Referência da Mulher, Violência Contra a Mulher – No Cras da Ilha do Bispo;
29/03 – 9h – Fazenda da Graça – Encerramento das Atividades com um Aulão de atividades físicas.
CRAS Grotão
16/03 – 14h – Palestra “A mulher, suas dificuldades e conquistas”. Usuárias do PAIF,
24/03- 14h – Palestra com a USF do Costa e Silva “Prevenção”.
CRMIPD
11/03 – Caminhada em Mandacaru