Sedes realiza Auto de Natal com 150 usuários dos Cras e emociona população do Centro Histórico da Capital

Por Hellen Nascimento - em 1267

Um final de tarde repleto de música, teatro e emoção. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou a apresentação do Auto de Natal com 150 crianças, adolescentes e idosos que participaram das oficinas realizadas durante todo o ano nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O palco foi o adro da Igreja São Francisco, no Centro Histórico da Capital. O espetáculo foi aberto ao público e chamou a atenção de todos que passaram pelo local.

De acordo com secretário de Desenvolvimento Social, Eduardo Pedrosa, o momento de celebração foi a culminância dos serviços prestados nos Cras através das oficinas desenvolvidas durante todo o ano. “Nosso Auto de Natal tem o intuito de levar esperança e amor contando a história de Jesus para esse público que, muitas vezes, têm seus vínculos com a sociedade até com os próprios familiares rompidos. Este momento ajuda a unir as famílias dessas crianças e jovens. Nossas equipes estão totalmente voltadas para fazer o melhor pelos nossos usuários”, destacou.

A apresentação foi motivo de orgulho para a dona de casa Edinalva Alves da Silva, mãe de Wilka Evelin da Silva, 11 anos, usuária do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vida, Cras São José. “É a primeira vez que minha filha se apresenta e é muito bom saber que ela está participando de um projeto que leva alegria para outras pessoas em uma data muito importante como o Natal que fala sobre o nascimento de Cristo. Wilka ensaiou muito e está muito animada”, relevou.

Já para Brena Raielem Pinheiro Fernandes de Farias, 17 anos, da Pastoral do Menor (Geisel), ficou muito feliz em participar do espetáculo. “Já é minha segunda vez. Também participei da ‘Paixão de Cristo’, realizada no ano passado pela Prefeitura e agora fui convidada para fazer a apresentação do pastoril do Auto de Natal. É muito gratificante”, afirmou.

Cras – São 11 unidades em João Pessoa, que fazem o acompanhamento socioassistencial das famílias integradas à rede das demais políticas públicas. Eles estão instalados nos bairros: Alto do Mateus, Cruz das Armas, Cristo Redentor, Gramame, Grotão, Ilha do Bispo, Mandacaru, Mangabeira, Treze de Maio, São José e Valentina de Figueiredo.

Os Cras são responsáveis por realizar ações que previnam situações de risco social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Os Cras podem encaminhar os integrantes da família ou o grupo inteiro para outros serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica, oferecidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, relativos às seguranças de rendimento, autonomia, acolhida, convívio ou vivência familiar e comunitária.