Sedes realiza ‘I Gincana Ambiental’ educando crianças e adolescente do Peti

Por - em 670

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), localizado no bairro Tambiá, será palco da abertura da I Gincana Ambiental das crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A abertura do evento será nesta quinta-feira (27), a partir das 8h, com o lançamento do edital do evento. As atividades serão realizadas até o dia 30 de novembro.

A gincana, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), contará com a participação de crianças e adolescentes dos 22 Núcleos do Peti. A coordenadora do programa em João Pessoa, Catarina Arruda, afirmou que o objetivo da gincana é despertar a consciência ecológica das crianças e adolescentes no início do processo de formação pedagógica. “Foi com essa intenção que o Peti criou a I Gincana Ambiental, a fim de mostrar às crianças e aos adolescentes assistidos pela prefeitura a importância de se preservar o meio ambiente”, justificou.

A proposta, segundo a coordenadora, é reunir todos os beneficiados pelo programa, inclusive os familiares, nesse evento. “Queremos construir um futuro ambiental melhor, não só com os alunos, mas também com as comunidades em que eles estão inseridos”, destacou.

Educar – A gincana será desenvolvida de forma lúdica e prática, com a meta de criar uma nova atitude, reforçando a ideia de que cuidar do meio ambiente é economizar energia, poupar recursos naturais e, por meio da reciclagem, trazer para o ciclo produtivo o que geralmente se joga fora.

Para isso, será despertada a consciência ecológica nos estudantes e seus familiares, a partir de atitudes simples, como separar o lixo para a coleta e reciclar produtos com a criação de novos objetos, além de incentivar a participação da comunidade em atividades empreendedoras a partir do uso de material reciclável. Durante a gincana, cada núcleo do Peti receberá o nome de uma fruta.

 

Agenda de atividades da gincana:

Dias Atividades a serem realizadas pelos núcleos
27/9 Lançamento oficial do edital (Bica)
Início da construção da maquete, eco-moda e incentivo as várias formas de utilização da fruta escolhida pelos núcleos.
27/9 Festa de lançamento do edital nos núcleos
28/09 a 01/10 Desenho coletivo
02/10 a 04/10 Criar um jardim e colocar as etiquetas sobre a origem das plantas e plantar a arvore da fruta escolhida pelo núcleo
04/10 a 08/10 Registro fotográfico
09/10 a 12/10 Elaboração dos panfletos informativos
15/10 a 25/10 Construção de objetos com material reciclado
Obter dados de como se separa o lixo
Entrevista com moradores do bairro sobre problemas ambientais
30/10 a 01/11 Construção de poesias (cordel, soneto, versos e etc.)
05/11 a 09/11 Construção de paródias, músicas e letras
12/11 a 14/11 Confecção de cartazes
15/11 a 16/11 Apresentação da eco-moda na II Mostra Cultural Peti
19/11 a 23/11 Construção do jogo da memória ambiental
25/11 Preparação para a ação ambiental
26/11 Ação Ambiental
29/11 Arrecadação de garrafas PET
30/11 Contagem das garrafas PET, entrega da maquete com material reciclado e a apresentação das várias formas de utilização da fruta escolhida pelo núcleo.