Sedes vistoria unidades de acolhimento às pessoas em situação de rua
A Casa de Acolhimento de Adultos Feminina e Masculina, de Jaguaribe, foi visitada na manhã desta quinta-feira (31) por representantes da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) de João Pessoa. A vistoria faz parte do levantamento que está sendo feito pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas unidades que recebem pessoas em situação de risco na Capital.
A melhoria nas condições de funcionamento do Sistema de Acolhida e Atenção Integral a Pessoas Adultas, Crianças e Adolescentes é uma das metas prioritárias da PMJP. “Estamos fazendo um diagnóstico do trabalho, conhecendo suas instalações físicas, equipes técnicas, administrativa e as necessidades mais urgentes, para podermos desenvolver um plano de ação com o objetivo de melhorar o atendimento do nosso usuário”, informou a secretária da Sedes, Marta Moura.
Segundo ela, o grande desafio é compor as equipes técnicas qualificadas e adequar as estruturas físicas das unidades para o bom atendimento das demandas. “Estamos fazendo o diagnóstico para melhorar as estruturas, potencializar as ações e fortalecer as unidades que trabalham com o desenvolvimento da criança e do adolescente”, destacou.
Marta Moura explicou que o trabalho deverá ser compactuado com outras secretarias municipais, por meio de convênios e projetos.
Centro de formação – Na quarta-feira (30), pela manhã, também foi visitado o Centro de Formação Margarida Pereira da Silva, no bairro do Róger. O Centro desenvolve um trabalho ludo-pedagógico e artístico com as crianças e adolescentes acolhidas pela Prefeitura em situação de vulnerabilidade social e de rua.
Atualmente, o Centro Margarida, que é coordenado por Gleide Maria da Costa, está atendendo 119 crianças e adolescentes advindas das casas de acolhida, para cumprimento da jornada ampliada, uma complementação da jornada escolar. Lá, eles participam de oficinas de atividades lúdicas, pedagógicas, esporte, cultura e lazer.
Acolhida de adultos – A Casa Acolhida Adultos tem capacidade para 30 acolhimentos, oferecendo proteção, segurança e higienização para pessoas em situação de rua. Também busca sensibilizá-los e construir possibilidades para a geração de renda e reinserção social.
No momento, a casa está acolhendo 52 pessoas, uma população muito acima da capacidade inicial. “A proposta é ampliar e melhorar esse atendimento”, disse Marta Moura. A Casa Adulta funciona na rua capitão José Pessoa, 25, em Jaguaribe. Informações pelo telefone 3214 – 4131.