Sedurb apresenta modelo de gestão da Cecaf a gestores de Itapororoca

Por Andrezza Carla - em 981

Nesta terça-feira (25), representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) se reuniram com gestores do município de Itapororoca. O objetivo do encontro foi apresentar o modelo de gestão da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) e ampliar o número de agricultores da cidade comercializando na central.

Representando a Sedurb, participaram a secretária adjunta, Vaulene Rodrigues e a coordenadora da Cecaf, Rogeany Gonçalves. Na oportunidade, a prefeita de Itapororoca, Elissandra Brito, o vereador do município, Rodrigo Carvalho, e o secretário de agricultura, Severino do Ramo, conheceram o modelo de funcionalidade da Cecaf e aceitaram a proposta de intensificar a comercialização dos produtos da cidade na central.

“Atualmente temos nove agricultores familiares de Itapororoca em atividade. Após a reunião de hoje, e com o processo de cadastramento já em andamento, espera-se que até o mês de junho mais 15 produtores passem a comercializar na Cecaf”, destaca Rogeany Gonçalves, coordenadora da central.

Um dos pontos fortes da agricultura familiar de Itapororoca é a produção de abacaxi, mas outras variedades do município serão oferecidas, como o artesanato.  “Estamos felizes em receber o convite para expandir o  nosso mercado. O nosso abacaxi hoje é um produto da mais extrema qualidade e oriundo da agricultura familiar, além dele o artesanato, principalmente o tradicional ‘fuxico’ é um forte do nosso comércio, que agora podemos trazer para a capital”, ressalta Elissandra Brito, prefeita do município.

Itapororoca tem aproximadamente 20 mil habitantes e cerca de 80% trabalha com agricultura. “A prefeitura de João Pessoa está sendo pioneira em expandir os produtos rurais da nossa localidade, temos uma vasta produção agrícola e agora podemos fomentar a produção do nosso agricultor”, destaca o vereador do município Rodrigo Carvalho.

Além do abacaxi, Itapororoca também é conhecida pela produção de cana, tubérculos e leguminosas em geral. “Estamos tendo a oportunidade de trabalhar com uma cidade extremamente agrícola, como Itapororoca, e potencializar as atividades dos produtores do município na Cecaf. Eles entram com o que produzem e a Cecaf cede o espaço, que já vem oferecendo para agricultores familiares de 28 municípios paraibanos”, ressalta Vaulene Rodrigues, secretária adjunta da Sedurb.

Expansão – Tradicionalmente a Cecaf tem atividades nas quintas e sábados. Recentemente alguns agricultores começaram a expor seus produtos também às quartas-feiras. Um dos objetivos da Sedurb hoje é expandir os dias de feira na central. “Estamos dialogando com outros municípios e o prefeito Luciano Cartaxo tem participado ativamente desse processo de expansão, porque a gestão reconhece o potencial que a Cecaf tem, inclusive a nível estadual, de fomentar a produção da agricultura familiar”, destaca a secretária adjunta da Sedurb, Vaulene Rodrigues.