Sedurb busca apoio para fortalecer a agricultura familiar na Capital
Michelly Pedrosa
Com o objetivo de desenvolver o mercado de produtos agroecológicos e promover a agricultura familiar em toda a região da Capital, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), está buscando apoio do Governo Federal para implantar uma política mais eficaz voltada para este assunto.
O secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, Hildevânio Macedo, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (17), em Brasília, com o diretor de Assistência Técnica Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DMA), Marenilson Batista, para discutir ações de fortalecimento para a agricultura familiar na Capital.
Durante a reunião, o secretário apresentou o projeto de criação da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), e explicou como vai funcionar o mercado. “A Cecaf foi pensada para suprir a demanda da população pessoense que busca uma alimentação mais saudável, além de estimular a agricultura familiar na nossa região”, destacou o secretário.
Na oportunidade, o diretor do MDA declarou apoio ao projeto e garantiu que vai participar da inauguração do equipamento. Além disso, o Governo Federal também anunciou uma série de ações que devem ser desenvolvidas no segundo semestre deste ano e que podem beneficiar os pessoenses.
“A reunião foi bastante positiva, tendo em vista que o MDA se mostrou interessado no nosso projeto e aberto ao diálogo”, avaliou o secretário.
De acordo com Hildevânio, a Central deve ser inaugurada em breve e vai beneficiar cerca de 250 agricultores familiares da Zona da Mata Paraibana.
Um comitê gestor será formado entre os integrantes da secretarias de Desenvolvimento Urbano, Educação, Trabalho e Renda e Desenvolvimento Social para administrar a Cecaf. Além da comercialização, os produtos da Cecaf também irão abastecer os programas sociais de combate a fome e as unidades educacionais do Município.
A Cecaf – Localizada na Avenida Hilton Souto Maior, no bairro José Américo, a Central vai beneficiar cerca de 250 agricultores familiares da Zona da Mata Paraibana. Além de oferecer uma estrutura completa com câmaras frigoríficas, almoxarifado, setores de lavagem e auditório, a Cecaf também vai disponibilizar cursos e capacitações para os agricultores aprimorarem suas técnicas de plantio e comercialização dos produtos. Para entrar em funcionamento, a Central está passando por alguns reparos que devem ser concluídos até o próximo mês.