Sedurb entrega chaves dos boxes aos comerciantes do Mercado da Torre
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), sorteou e entregou na tarde de quinta-feira (28), a chaves de 67 boxes do Mercado da Torre. O sorteio foi presidido pelo secretário Assis Freire e o adjunto José Gadelha Neto, no Grêmio Recreativo do Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado no bairro de Água Fria.
Nesta primeira etapa, formada pelos blocos “D” e “E”, foram sorteado 67 boxes, que variam entre três e 12 metros quadrados. “Entregar a primeira etapa do Mercado da Torre é uma forma de começar a gestão pensando no melhor para todos. Os comerciantes são parceiros fundamentais dessa convivência e, como recomendação do prefeito Luciano Cartaxo, estamos buscando sempre o diálogo, o equilíbrio e a razoabilidade da justiça. Por isso optamos pela forma mais democrática de entregar os boxes: o sorteio”, explicou o secretário Assis Freire.
Os primeiros sorteados foram os 23 comerciantes que atuarão com a prestação de serviços. Em seguida receberam as chaves os profissionais que trabalharão com carnes, peixes, frangos, bodes, frios e laticínios (37). Os últimos contemplados foram os trabalhadores que vendem cereais (7).
De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, José Gadelha Neto a obra é uma solicitação antiga da população de João Pessoa e que terá um relevante alcance social. “A entrega desta obra representa o esforço desta gestão, o respeito pelos comerciantes do Mercado da Torre e os usuários, pois todos terão acesso a um ambiente com mais higiene e mobilidade e segurança. Também, pela primeira vez, os boxes estão sendo entregues com água e energia individuais”, ressaltou.
Para o comerciante Cresciano Alves, beneficiado com o Box D 56, o sorteio garantiu a lisura do processo e deu mais segurança. “Gostei como foi procedida a entrega dos boxes. Não houve apadrinhamento. É assim que deve ser feito, porque ninguém poderá dizer que houve arrumadinho. Essa gestão começou séria”, afirmou.
Para a presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado da Torre, Mércia de Fátima Alencar, agora o trabalho será desenvolvido de forma digna. “Essa entrega é muito importante porque mostrou a seriedade da administração de Luciano Cartaxo e o respeito para com nós, comerciantes e os nossos clientes. As instalações mais higiênicas oferecem melhor qualidade de atendimento”, disse.
Com a obra toda licitada, a reforma do Mercado da Torre foi orçado em pouco mais de R$ 6 milhões. Todo o trabalho está sendo acompanhado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Após a ocupação dos boxes sorteados, os demais comerciantes serão relocados para áreas provisórias, no mesmo espaço. Com isso, a PMJP garante que as atividades não sejam interrompidas.
Estrutura – Os blocos “D” e “E” são formados por uma estrutura metálica em aço anticorrosivo e boxes em alvenaria revestidos em cerâmica. Todos são constituídos de bancadas em granito, de acordo com a orientação da Vigilância Sanitária. Cada boxe mede 1,10m de altura, proporcionando assim visualização do conjunto, mais ventilação e iluminação naturais. O acesso se dá através de rampas que obedecem aos critérios de acessibilidade.
Melhorias – O Mercado da Torre possui uma área total de cinco mil metros quadrados e, com a reforma, terá uma estrutura para atender 240 comerciantes. No projeto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento (Seplan) constam uma praça de alimentação, um novo sistema de drenagem, rede de esgoto, iluminação, sistema próprio de abastecimento de água, além de uma Estação Digital.