Sedurb faz vistoria nos brinquedos e barracas da Festa das Neves

Por - em 389

Michelly Pedrosa

Diversão e segurança precisam andar sempre juntas e para garantir que a população possa aproveitar a tradicional Festa das Neves sem se preocupar, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), realizou neste sábado (1º) uma vistoria na área do evento. Durante a fiscalização, foram observadas a disposição dos brinquedos nas ruas e calçadas do Centro, o uso de extintores nas barracas e a venda de bebidas em garrafas de vidro.

A equipe da Sedurb também fez a entrega dos crachás que permitem a comercialização na área do evento para os 220 comerciantes cadastrados e os orientou quanto à importância do selo de autorização que deve estar fixado na barraca ou carrinho.

De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, José Bezerra, uma equipe da Sedurb vai estar sempre no local durante o evento para evitar qualquer tipo de irregularidade. “Nós encontramos algumas barracas e brinquedos instalados em locais indevidos, atrapalhando a circulação das pessoas, mas os problemas já foram corrigidos e esperamos que todos colaborem para o sucesso da festa”, declarou.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros também participou da fiscalização verificando as condições de funcionamento dos parques e emitindo os alvarás de funcionamento. Para adquirir o certificado, os donos dos brinquedos precisam apresentar a Anotação de Responsabilidade Técnica, emitida por um engenheiro, sistema elétrico e estrutural satisfatórios, aterramento, travas de segurança e saídas livres.

Segundo o tenente Rafael Andrade, que coordenou a operação, quase 100% dos equipamentos estão dentro das normas técnicas. “É muito bom ver que os donos dos parques estão mais cuidadosos com a segurança das crianças e seguindo as regras estabelecidas, assim todo mundo sai ganhando e não há riscos de acidentes”, destacou o tenente.

Mais de 40 brinquedos foram vistoriados e apenas um não conseguiu o certificado do Corpo de Bombeiros por problemas na estrutura. O dono do parque terá um prazo de 24h para corrigir a irregularidade e adquirir o alvará. Até lá, o brinquedo não poderá funcionar.