Sedurb ordena comércio nas ruas de Mangabeira e Centro

Por - em 650

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) deu início nesta terça-feira (27) a uma ação para retirada de vendedores ambulantes que ocupavam as calçadas e ruas da Capital, sem autorização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O trabalho faz parte da Operação Natal, será realizada até o final do mês de dezembro e prevê ações de conscientização e combate ao comércio irregular.

Neste primeiro dia foram retirados carrinhos que comercializavam CDs e DVDs piratas, além de outros usados para a venda de alimentos e bijuterias de forma irregular no bairro de Mangabeira, e no Centro. Nas proximidades no Terminal de Integração, no bairro do Varadouro, 12 ambulantes que comercializavam alimentos durante a madrugada foram notificados. Eles compareceram a sede da Sedurb e foram cadastrados.

 

“Estamos estudando uma forma de ajudar esses comerciantes que trabalham no entorno do Centro de Comércio e Serviço do Varadouro (CCSV). Em breve anunciaremos uma solução definitiva para eles”, garantiu o secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, Inácio Machado.

O secretário salientou que estão sendo retirados apenas os comerciantes anteriormente notificados e que um prazo de 24 horas está sendo dado aos ambulantes para que deixem os locais. “Esse é um trabalho que a Sedurb vem realizando de forma gradativa, mas que foi intensificado com a chegada do final do ano. Apesar de ter autonomia para retirar os ambulantes sem aviso prévio, a Sedurb divulgou a ação antes de executá-la, de forma transparente, e concedeu um prazo para que os responsáveis regularizassem a situação”, concluiu.

Mercadorias apreendidas – As mercadorias perecíveis que foram apreendidas durante a ação serão doadas para instituições de caridade da Capital. As demais mercadorias foram encaminhadas para o depósito da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Para reaver os produtos apreendidos, o ambulante terá que pagar multa.

Código de Postura – A ação iniciada nesta terça-feira (17) faz parte do Projeto Natal e tem como base o Código de Postura de João Pessoa que prevê a desobstrução do passeio público e ainda a não permanência de comerciantes em áreas não autorizadas.