Sedurb prepara esquema especial de fiscalização para os eventos carnavalescos da Capital
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) é responsável pelo cadastramento de comerciantes, credenciamento e ordenamento dos festejos carnavalescos na Capital. Este ano, a pasta preparou um esquema especial de fiscalização para o Folia de Rua, Carnaval Tradição e Bloco Cafuçu. A Secretaria tem realizado desde janeiro um esforço coletivo para os eventos e vai contar com um efetivo de mais de 120 servidores para o Carnaval.
Foram cadastrados pela Sedurb 326 comerciantes informais para trabalhar durante as festividades. Eles estão sendo distribuídos nos eventos, conforme estabelecido em reunião realizada no último dia 27 de janeiro. “Entendemos que é um período para esses trabalhadores garantirem uma renda extra e este ano estamos recebendo atrações grandiosas, como Elba Ramalho e Alceu Valença. Resolvemos então ampliar o número de comerciantes cadastrados”, explicou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.
Um total de 122 servidores da Sedurb foram mobilizados para trabalhar durante os festejos de Carnaval. Dentre esses estão agentes de controle urbano, Grupo de Remoção e Demolição (GRD) e servidores do Núcleo de Cadastro de Áreas Públicas (Nucad). O trabalho de fiscalização da Sedurb começa no acompanhamento da montagem das barracas, passa pelo trabalho de vistoria durante os eventos e também na desmontagem das estruturas.
Lembrando que só será permitida a presença do comerciante que esteja portando crachá da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e que esteja cumprindo as regras estabelecidas no edital. Não será permitida a comercialização de bebidas em garrafas de vidro e toda barraca que utilize gás de cozinha, precisa ter a certidão do Corpo de Bombeiros.
“São medidas importantes de segurança que adotamos todos os anos, reforçamos durante a reunião com esses trabalhadores e fiscalizamos intensamente durante as festividades. Todo o ordenamento foi pensado priorizando a segurança dos foliões e o nosso pessoal está preparado e mobilizado para realizar essas vistorias”, reiterou Zennedy Bezerra.
Logística – Lembrando que a montagem das barracas acontecerá na noite que antecede cada evento, a partir das 20h, sendo garantido o local sorteado até as 22h. Após esse horário, o espaço fica a disposição da Sedurb. A desmontagem, por sua vez, deverá ser realizada até as 6h do dia subsequente ao término de cada evento.