Sedurb promove capacitação para administradores de mercados e cemitérios

Por Andrezza Carla - em 986

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), promoveu nesta quinta-feira (01) uma oficina de capacitação para os administradores dos mercados públicos e cemitérios. A ação foi promovida através de uma parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e teve como objetivo principal capacitar os gestores desses locais no que diz respeito ao controle de salubridade desses espaços.

O evento aconteceu no auditório da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo, e contou com a presença de todos os administradores dos mercados e cemitérios públicos da capital e com representantes das secretarias envolvidas. “A Emlur se fez presente no intuito de conscientizar os administradores da importância do manuseio e descarte de lixo de maneira correta nesses ambientes e a Secretaria de Saúde, por sua vez, na propagação das noções de controle ambiental e vigilância sanitária”, ressalta Vaulene Rodrigues, secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano.  Na ocasião, foram ministradas três palestras, sendo uma com a bióloga Ivonete Marques, em seguida foi o momento da veterinária e sanitarista Suely Ruth e, depois, com a engenheira ambiental Alcileide Moura.

Após as palestras, os administradores se reuniram para, através de uma dinâmica de grupo, elencar as principais necessidades desses espaços públicos. De posse dessas solicitações, a Sedurb está elaborando um calendário de vistas, para, in loco, verificar a situação desses locais e também trabalhar para a melhoria dos mesmos. “A oficina faz parte de um projeto continuado que visa, sobretudo, conscientizar os administradores dos mercados e cemitérios quanto à importância do controle de salubridade desses espaços”, lembra Vaulene.

“Foi possível criar um momento de capacitação com esses diretores, mas também foi uma oportunidade de fazer com eles se sintam, efetivamente, parte envolvida e essencial no fomento da educação ambiental e do controle de higiene dos mercados e cemitérios”, ressaltou Silvio Ribeiro, diretor de Vigilância em Saúde da SMS.