Sedurb reúne comerciantes para ordenamento da orla

Por - em 620

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), realizou nesta terça-feira (23) reunião com 80 comerciantes que alugam cadeiras e guarda-sóis na orla da Capital. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria, e contou com a presença da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), da Associação dos Ambulantes da Paraíba (Ameg-PB) e do Sindicato do Comércio da Economia Informal e Individual (SindAmbulantes).

Na ocasião foram discutidas normas para a padronização dos comerciantes, o estabelecimento do quantitativo de equipamentos e forma como devem ser dispostos nas praias, além da tabela de preços, limpeza da área por eles ocupada, bem como a delimitação dos locais onde o comércio será permitido. “A orientação do prefeito Luciano Cartaxo é para que todas as ações sejam pautadas no diálogo e por isso realizamos essa reunião com todos os comerciantes que atualmente trabalham com este segmento. Juntos, iremos levantar ideias e construir parcerias para João Pessoa sair vitoriosa”, afirmou o secretário da Sedurb, Assis Freire.

Durante o encontro foi estabelecido, por votação unânime e apoio dos representantes da categoria, que cada comerciante cadastrado poderá ofertar o quantitativo de 15 guarda-sóis e 30 cadeiras e que o espaço para o público será respeitado. Além disso, uma nova forma de redistribuição desses equipamentos será estudado pela Sedurb, que o preço será tabelado e que a limpeza do local será assegurada por eles. Além disso, foi criada uma comissão, formada por 10 comerciantes para debater, junto a PMJP e a SPU, os critérios para delimitação e padronização.

“O fato é que precisamos limitar essa atividade de modo que possamos oferecer um serviço de qualidade e ao mesmo tempo garantir o espaço, que é público, ao povo de João Pessoa. Não queremos prejudicar ninguém, mas daremos prioridade a quem precisa. Seremos criteriosos e a prioridade é o pai e mãe de família que vivem dessa atividade. Todas as ideias aqui apresentadas bem como as definidas pelo conselho dos trabalhadores serão levadas ao Comitê Gestor da Orla para homologação. Iremos trabalhar com diálogo atendendo a todos”, assegurou o titular da Sedurb.

A presidente da Ameg-PB, Márcia Medeiros, ressaltou a importância do encontro para discussão da melhoria das condições de trabalho. “É muito bom viver esse momento aqui, onde temos o secretário para nos ouvir e nos ajudar. É um momento único dentro da Prefeitura. Temos certeza que da forma como o comércio está sendo feito atualmente não dá para continuar porque falta estrutura e nós mesmos, comerciantes, não nos entendemos. Com a copa e a consequente vinda de muitos turistas temos muito a ganhar e este é o momento de nos organizarmos”, disse.

Juarez Marques, presidente do SindAmbulantes, por sua vez, destacou a postura adotada pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo no trato com os comerciantes informais. “É emocionante ver que, 67 anos após muitas lutas, vivemos hoje uma gestão dos trabalhadores. Hoje temos a certeza de que o poder público, e em especial o próprio prefeito está preocupado em nos qualificar, em garantir um bom lugar onde possamos trabalhar. Este é o momento de nos unir, porque trabalhando em equipe teremos um futuro muito melhor”, disse.

SPU – Representando a SPU, Joanna Bronzeado Teotônio informou que este primeiro momento é a ocasião para PMJP e comerciantes elaborarem as ideias e projetos para zoneamento das áreas de comércio e que serão avaliados pelo Comitê Gestor da Orla. “Nossa finalidade é implementar um Plano de Gestão Integrada da Orla com a participação de representantes do setor público e da sociedade civil local. Com base nas ideias e solicitações de todos e dentro de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável poderemos então combinar oportunidades de geração de trabalho e renda e desenvolvimento econômico. Tudo isso pautado na preservação do meio ambiente e utilização adequada do patrimônio público. Vamos resguardar que as praias estejam disponíveis para todos”, disse.