Seinfra inicia alargamento do anel externo do Parque Solon de Lucena
Ascom/Seinfra
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou esta semana as obras de alargamento do anel externo do Parque Solon de Lucena (Lagoa).
Os trabalhos foram iniciados a partir da Rua Rodrigues de Carvalho. Todo o trânsito do local passará por novo ordenamento para garantir melhor fluidez. A previsão para conclusão dos serviços é de 90 dias e o investimento da obra é em torno de R$ 500 mil.
A intervenção é preparatória para o início da segunda fase das obras de requalificação do Parque Solon de Lucena, que prevê a reurbanização de toda a área. Tal medida vai viabilizar o fechamento do anel interno. A obra está sendo executada de acordo com o projeto definitivo aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep).
Etapas – O projeto de revitalização do Parque Solon de Lucena foi dividido em etapas. A primeira etapa incluiu os serviços de infraestrutura (trabalho de desassoriamento, construção do túnel, construção do muro de contenção e anel sanitário).
A Prefeitura já concluiu o serviço de dragagem na Lagoa do Parque Solon de Lucena. O trabalho de desassoreamento fez com que a profundidade do reservatório fosse elevada para 3,8 metros. Também foi finalizada a construção do anel sanitário.
Já as obras de escavação do túnel continuam a todo vapor, onde 90% já foi concluída. O túnel, que vai garantir o escoamento do excesso de água da Lagoa, será peça chave para acabar com o risco de alagamento na Lagoa no período de chuva mais intensa.
Histórico – O Parque Solon de Lucena (Lagoa) está passando pela primeira grande revitalização em quase 100 anos. O último projeto desse porte elaborado para o local foi em 1924, feito pelo engenheiro Saturnino de Brito, mas só foi executado na década de 30.