Seinfra intensifica ações de desobstrução nas redes de drenagem em vários bairros
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), executa, nesta semana, serviços de desobstrução nas redes de drenagem em vários pontos da cidade, com o objetivo de minimizar os pontos de alagamentos. As ações de manutenção vêm sendo realizadas desde o início do ano.
“O objetivo das ações é facilitar o escoamento das águas com serviços concentrados principalmente na desobstrução e limpeza de galerias, recuperação de pavimento, linhas d’água, recuperação de tubulação, canaleta a céu aberto, bocas-de-lobo, dissipadores de energia em encosta, substituição de tubos e calhas de descida de água”, afirmou Vânia Franca, diretora de Manutenção.
De acordo com a Diretoria de Manutenção, os pontos trabalhados nesta quarta-feira (12) são os seguintes: avenidas Tabajara (Centro); Epitácio Pessoa; Sanhauá (Varadouro – em frente a CBTU); João Machado (Jaguaribe) e em diversas ruas dos bairros de Cabo Branco; Tambaú; Ernesto Geisel; Jardim Cidade Universitária e Novais. Em todos os pontos citados, o serviço é de desobstrução de galeria, com exceção do bairro dos Novais (rua Josemar Viana) e no Geisel (rua Francisca Gregório), nas quais a Seinfra utiliza uma bomba de sucção para reduzir o nível da água na via.
Além dos pontos citados, as equipes da Seinfra monitoram constantemente pontos críticos na cidade, principalmente em períodos chuvosos. São eles: avenidas Sanhauá (Varadouro); Coremas com a João Machado (Jaguaribe); Epitácio Pessoa c/ a Juarez Távora (Torre – próximo ao Colégio Lourdinas); Sérgio Guerra c/ Walfredo Brandão (Bancários); além do trecho de ligação dos bairros de Mangabeira/Valentina – Rio Cuiá; final da avenida José Américo de Almeida (Beira Rio) e Lourenço César – Esplanada.
Segundo Vânia Franca é importante frisar que a rede de drenagem da cidade é antiga e esta subdimensionada com o crescimento da cidade. “Novos estudos e respectivos projetos veem sendo feitos pela PMJP para dar solução a esses problemas de alagamento, a exemplo da Beira Rio, da Rua Lourenço César, no Esplanada, e da ligação dos bairros de Mangabeira e Valentina”, frisa. A população pode dar a sua contribuição evitando jogar lixo nas vias públicas, rios, terrenos baldios e córregos. “Uma ação simples que evita inúmeros transtornos como alagamentos e a proliferação de doenças”, completa.
Iluminação – Nesta quarta-feira (12), a Divisão de Iluminação retirou um poste de iluminação pública ornamental que estava obstruindo o trânsito nos Bancários, próximo ao giradouro que dá acesso ao Hospital Universitário. O poste caiu em decorrência de um acidente automobilístico.
Segundo Herivalter Rodrigues, diretor da Divisão, outro poste será instalado no local, bem como as luminárias também danificadas no momento do acidente.