Seinfra realiza campanha de vacinação para servidores

Por Glaudenice Nunes - em 790

A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) realizou na manhã desta terça-feira (22) uma campanha de vacinação para imunizar os servidores contra a influenza (gripe), tétano e difteria e hepatite B. Cerca de 80 doses das vacinas foram aplicadas. O objetivo foi facilitar a vida das pessoas que trabalham na Secretaria, para que elas tivessem a oportunidade de tomar a vacina sem precisar se ausentar das atividades.

A ação de saúde foi coordenada pelo Setor Psicossocial da Seinfra, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Essa campanha é importante para os servidores, principalmente aqueles que trabalham em ambientes insalubres, com atendimento ao público. Por isso é preciso garantir que todos estejam imunizados”, disse a psicóloga clínica Alyne Guimarães Silva, responsável pelo Setor Psicossocial da Seinfra.

Ela destacou que a campanha é uma boa oportunidade para que os servidores se previnam contra as doenças com maior comodidade no próprio ambiente de trabalho.

A ação recebeu a aprovação dos servidores, que fizeram fila para tomar as doses, a exemplo do servidor Josivaldo Galdino, que ressaltou a importância da vacinação no ambiente de trabalho. “É muito importante para a saúde se precaver contra as doenças e fica muito mais fácil tomar as vacinas no próprio ambiente de trabalho. Isso facilita a vida de todos os trabalhadores”, disse.

A vacinação contra a influenza é de fundamental importância para a prevenção das doenças respiratórias agudas, a exemplo da influenza, doença infecciosa causada pelo vírus influenza, e a principal intervenção contra a doença é a prevenção através da vacina. Já a vacina contra hebatite B previne a infecção do fígado (hepatite) causada pelo vírus da hepatite B e a vacina contra o tétano e diffteria induz a formação de antitoxina contra o Corynebacterium diphtheriae e antitoxina contra o Clostridium tetani, prevenindo o desenvolvimento de infecções graves, que causa sintomas como dificuldade em respirar, inchaço do pescoço e alterações nas batidas do coração (difteria) e infecções que podem causar convulsões e espasmos dos músculos muito fortes (tétano).