Seinfra realiza novos testes para Operação Tapa Buraco

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A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), inicou nesta quinta-feira (24) novos testes com material asfáltico. O objetivo é melhorar a qualidade e a vida útil dos materiais utilizados na Operação Tapa Buraco. A nova tecnologia garante manter a durabilidade do produto, inclusive no período de chuva. Os testes estão sendo realizados em várias vias da cidade, através de um convênio de cooperação técnica entre a PMJP e a empresa americana Patch Manegement.  Uma equipe técnica da Seinfra vai observar os resultados durante 30 dias.

O secretário de Infraestrutura, Ronaldo Guerra, afirmou que por orientação do prefeito Luciano Cartaxo, a Prefeitura tem feito uma série de investimentos para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. “Uma das principais vantagens garantida pelo fabricante é que esse tipo de tecnologia permite trabalhar em dias de chuva. Além de que, após a sua aplicação, o trânsito pode fluir normalmente. Existe ainda a vantagem de maior durabilidade, aproximadamente três anos”, explicou.

O produto vai ser aplicado nas avenidas Guarabira, Esperança, Monteiro da Franca e João da Franca, em Manaíra. O trabalho é realizado com um caminhão que possui uma usina em seu interior. A liga asfáltica é borrifada diretamente no buraco. São necessárias apenas duas pessoas para executar o serviço, um motorista e um auxiliar para orientar onde devem ser feitas as aplicações e fazer a limpeza após executado o serviço.

Spray Patch – A tecnologia foi esenvolvida nos EUA e aperfeiçoada em 1998 pela Empresa Patch Manegement. A empresa tem sede no Brasil, na cidade do Recife, onde são montados os caminhões. A liga é utilizada em perímetros urbanos e rodovias.

Faça a sua parte – Evite danificar o pavimento, seja para implantar lombadas ou fazer rampas nas calçadas. A população deve procurar a orientação técnica na Prefeitura (Seplan/Seinfra/Semob). Muitas pessoas danificam o pavimento para fazer lombadas por conta própria. Esse serviço deve ser feito pela Seinfra, sob a orientação da Semob.

O ato de construir rampas para facilitar o acesso de veículos unindo a calçada à rua também causa prejuízos a vida útil do pavimento. Essas rampas são responsáveis por até 40% dos buracos que se formam nos pavimentos porque obstruem a passagem da água da chuva. A água se infiltra nas fissuras e contribuem para a formação de buracos. O ideal é rebaixar apenas 50 centímetros da calçada e meio-fio (na largura). O restante da calçada deve ser plano para garantir a acessibilidade dos pedestres.