Seinfra realiza operação tapa buraco no bairro dos Bancários
A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) concentra, nesta quinta-feira (9), a operação tapa buraco no bairro dos Bancários. Três equipes trabalham na área. O primeiro local a ser trabalhado é a principal do bairro, Avenida Sérgio Guerra. A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) trabalha em parceria no ordenamento do trânsito.
O secretário de Infraestrutura, Ronaldo Guerra, explica que o serviço realizado na via central do bairro é necessário para melhorar o trânsito na artéria, principalmente nos horários de pico. “Esses serviços serão feitos com agilidade para evitar transtornos ao fluxo de veículos na via. É bom lembrar que essas ações são rotineiras na Seinfra e que têm se intensificado nos últimos 30 dias, atendendo a orientação do prefeito Luciano Cartaxo”, reforça.
Desobstrução de redes e drenagem – Segundo o secretário, as ações de desobstrução das redes de drenagem também estão sendo executadas em vários pontos da cidade, a exemplo das avenidas Cajazeiras (Manaíra); Otacílio Gondim (Geisel); Santa Emília (Centro) e Nilton Júnior (Planalto da Boa Esperança), além de outros pontos nos bairros de Mangabeira VIII; Cidade Verde (Bairro das Indústrias).
Durante o período de chuvas intensas as equipes trabalham principalmente na desobstrução e limpeza de galerias, linhas de água, recuperação de tubulação, canaleta a céu aberto, bocas-de-lobo, dissipadores de energia em encosta, substituição de tubos, calhas de descida de água.
Ronaldo Guerra lembra que a população pode contribuir com a Seinfra repassando informações através do site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o twitter da Seinfra – @PMJPSEINFRA ou pelo telefone 3214-7216.
A população também pode contribuir evitando jogar lixo nas vias públicas, terrenos baldios, encostas, galerias e bocas-de-lobo. “Esse ato simples pode evitar inúmeros pontos de alagamentos, já que todo o lixo jogado nas vias públicas tende a ser arrastados pela força das águas da chuva para dentro das nossas redes de drenagem causando transtornos a toda população”, ressalta Ronaldo Guerra.
Outra medida que deve ser evitada pela população refere-se à construção de rampas de concreto ligando a calçada ao pavimento para facilitar a entrada de veículos nas residências. “Esse prejuízo é mais visível em períodos chuvosos. Com a obstrução das linhas d’água a água da chuva passa a correr pelo meio da rua e se infiltra nas pequenas fissuras do pavimento comprometendo o tempo de vida útil do pavimento”, explica.